Publicações de Turismo
Nova busca:        


As impressões sensoriais do destino Recife de acordo com influenciadores de viagens da plataforma YouTube
 
     As impressões sensoriais do destino Recife de acordo com influenciadores de viagens da plataforma YouTube
     
     


Autor(es):
de Souza, Luis Henrique
Barbosa, Milena da Silva Leite


Periódico: Revista Iberoamericana de Turismo

Fonte: RITUR - Revista Iberoamericana de Turismo; v. 12 n. 1 (2022); 4-34

Palavras-chave:
Marketing sensorial; Ambiente estético; Influenciadores de viagens; YouTube; Recife.


Resumo: Após o surgimento do conceito de estética que compreende que os clientes respondem ao ambiente de venda do produto, percebido através dos cinco sentidos, serviços que dependem do ambiente, tal como a atividade turística, passaram a adotar práticas de divulgação atreladas a esse ideal, como um exemplo o marketing sensorial, a fim de se sobressair frete a concorrência. Com base nesse contexto, o estudo buscou analisar as impressões sensoriais do destino Recife, segundo a visão da experiência contida em vídeos do YouTube postados por influenciadores de viagens em seus respectivos canais. Portanto, o estudo pode ser considerado qualitativo e descritivo, que utilizou o método de análise de conteúdo a partir da transcrição dos áudios dos vídeos selecionados. Como resultado, observou-se que os youtubers optam por experiências de imerção na cultura local, e utilizaram frequentemente dos sentidos da audição, paladar, tato e visão durante sua estada em Recife.