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A cadeia produtiva da gastronomia em Dourados: as estratégias competitivas de restaurantes de comida japonesa e suas ações com clientes, fornecedores, concorrência e gestão de custos
 
     A cadeia produtiva da gastronomia em Dourados: as estratégias competitivas de restaurantes de comida japonesa e suas ações com clientes, fornecedores, concorrência e gestão de custos
     The gastronomy production chain in Dourados: the competitive strategies of Japanese food restaurants and their actions with customers, suppliers, competition and cost management
     


Autor(es):
Grechi, Dores Cristina
Loureiro Lourenço, Rosenery
da Silva Lima Volpato, Williméri


Periódico: Revista Iberoamericana de Turismo

Fonte: RITUR - Revista Iberoamericana de Turismo; v. 12 n. 1 (2022); 61-92

Palavras-chave:
Gastronomia em Dourados; Cadeia de valor; Cadeia de Restauração; Restaurante de Comida Japonesa; Restaurantes; cadeia produtiva; custos; sistema turístico


Resumo: O objetivo da pesquisa foi compreender como restaurantes da cidade de Dourados (MS) estão posicionados na cadeia produtiva em termos de estratégia competitiva e como são desenvolvidos os elos de relacionamentos entre clientes, fornecedores e concorrentes. Sob uma abordagem qualitativa, foram aplicados questionários online com questões abertas e em escala Likert e desdobrou-se analiticamente por meio de estatística descritiva e análise textual discursiva. Participaram da pesquisa 12 dos 19 restaurantes de comida japonesa que atuam na cidade de Dourados. Os resultados mostram que essas pequenas empresas da cadeia de restauração posicionam-se por estratégias de diferenciação. No que concerne aos elos internos, constataram-se falhas gerenciais no monitoramento e avaliação do comportamento dos funcionários, falta de planejamento e uso de ferramentas de gestão, cuidado com a qualidade dos serviços, apesar da fragilidade na comunicação interna. Quanto aos elos externos os dados sugerem que a diferenciação do produto é sustentada pela relação com os fornecedores, mesmo que não haja uma preocupação maior com a gestão de custos. Além disso, os restaurantes manifestaram preocupação com a necessidade, opinião e satisfação das expectativas dos clientes. Embora apenas metade das empresas busquem conhecer as ações dos concorrentes, todas elas mantêm a prática de gerir a sua reputação online.