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A empregabilidade dos egressos de Turismo da Universidade Federal Fluminense
 
     A empregabilidade dos egressos de Turismo da Universidade Federal Fluminense
     Employability of tourism graduates from Universidade Federal Fluminense
     


Autor(es):
Rodrigues Bittencourt, Flora Thamiris
Fria Duarte, André Luís
da Silva, Ricardo Luis


Periódico: Revista Iberoamericana de Turismo

Fonte: RITUR - Revista Iberoamericana de Turismo; v. 12 n. 1 (2022); 247-276

Palavras-chave:
Educação Superior; Mercado de Trabalho; Empregabilidade; Egressos; Turismo; Empregabilidade


Resumo: O presente trabalho tem como objetivo verificar a realidade profissional de ex-alunos da Graduação em Turismo de uma Instituição de Educação Superior Pública, a Universidade Federal Fluminense. Primeiro, foi realizada uma pesquisa exploratória bibliográfica e documental, para checar as finalidades da educação superior brasileira com o passar dos anos e o papel das instituições universitárias acerca da empregabilidade. Posteriormente, foi apresentado o contexto atual da educação superior, do trabalho e da formação superior em turismo no país. Em seguida, foi executada uma pesquisa de campo, de cunho quantitativo, por meio da aplicação on-line de questionários utilizando a plataforma virtual Qualtrics, com a tarefa de verificar quais trajetórias profissionais têm seguido os turismólogos formados pela escola analisada. De um total de 248 alunos efetivamente graduados, obteve-se diversas informações relevantes de uma amostra de 28% de alunos formados. Constatou-se, que a metade dos respondentes não atua na área de turismo e que 1/3 obteve a última colocação profissional através do networking. A área de maior interesse de atuação é o Planejamento, apesar de Meios de Hospedagem e Agenciamento & Operação serem as áreas de maior experiência dos egressos. Por fim, a maioria após a graduação segue estudando cursos livres, especializações/MBAs e idiomas. Sugere-se que tal levantamento seja feito regularmente com o intuito de adequar o curso a realidade local, além de ser proposto um calendário de atividades para reaproximar os egressos da comunidade acadêmica e fomentar novas formações visando reciclar os conhecimentos adquiridos dos ex-alunos e, principalmente, abrir novas oportunidades profissionais para os futuros egressos.