Publicações de Turismo
Nova busca:        


O empreendedorismo corporativo em turismo na pandemia: o caso do festival de turismo das cataratas
 
     O empreendedorismo corporativo em turismo na pandemia: o caso do festival de turismo das cataratas
     Corporate tourism entrepreneurship in the pandemic: the case of the falls tourism festival
     El emprendimiento turístico corporativo en la pandemia: el caso del festival de turismo de las cataratas


Autor(es):
Cavalcante, Erica Dayane Chaves


Periódico: Ateliê do Turismo

Fonte: Ateliê do Turismo; v. 6 n. 2 (2022): Julho - Dezembro; 41-62

Palavras-chave:
Empreendedorismo Corporativo.; Pandemia; Eventos; Estudo de caso


Resumo: Este artigo partiu do objetivo de apresentar as ações relativas ao empreendedorismo corporativo por parte da organização do Festival de Turismo das Cataratas, motivado pela pandemia do Coronavírus (Covid-19). O referido evento, que é considerado um dos eventos de turismo mais importantes do Brasil e da América Latina, sofreu o impacto da pandemia do Coronavírus (Covid-19), tendo que empreender para se ajustar às mudanças do contexto pandêmico. Em relação à metodologia, realizou-se um estudo de caso único, online, baseado na análise de dados secundários, tais como sites, periódicos e artigos científicos, com análise ex-post facto, uma vez que se delimitou a 15ª edição do evento como ponto inicial. Dentre os principais resultados, evidenciou-se a inovação em produtos/serviços, como a criação do Manual de Boas Práticas – Prevenção Covid 19, a criação de sub-eventos; e a inovação de processos, como as ações de biossegurança no evento presencial e o uso de tecnologias.