Fonte: Ateliê do Turismo; v. 6 n. 2 (2022): Julho - Dezembro; 63-84
Palavras-chave:
Gestão Estratégica.; Micro e Pequenas empresas.; Turismo.; Business Model Canvas
Resumo: As Micro e Pequenas Empresas (MPE) têm ocupado uma posição relevante na economia. Para tanto, este estudo objetiva analisar a gestão estratégica de uma MPE em João Pessoa-PB, no segmento do turismo, a partir da utilização do modelo Canvas. Como procedimentos metodológicos, optou-se pela pesquisa qualitativa de cunho exploratório a partir de um estudo de caso. Para a coleta de dados, foi realizado um levantamento bibliográfico e realizada uma pesquisa de campo utilizando as técnicas da entrevista semiestruturada e da observação direta. No tratamento dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo, onde foi possível analisar a entrevista e categorizá-la a partir do modelo de negócios Canvas. Assim, concluiu-se que o BMC pode auxiliar a gestão estratégica das MPE uma vez que permite ao pequeno empreendedor, sem grandes investimentos financeiros e recursos tecnológicos, a elaboração, execução e monitoramento de estratégias e resultados esperados.