Publicações de Turismo
Nova busca:        


O QUE OS TURISTAS QUEREM DE SEU GUIA? UMA VALORAÇÃO PELOS TURISTAS QUE VISITAM O ESTADO DO ESPÍRITO SANTO : WHAT DO TOURISTS WANT FROM THEIR TOUR GUIDE? AN ASSESSMENT BY TOURISTS WHO VISIT ESPÍRITO SANTO STATE - BRAZIL
 
     
     O QUE OS TURISTAS QUEREM DE SEU GUIA? UMA VALORAÇÃO PELOS TURISTAS QUE VISITAM O ESTADO DO ESPÍRITO SANTO : WHAT DO TOURISTS WANT FROM THEIR TOUR GUIDE? AN ASSESSMENT BY TOURISTS WHO VISIT ESPÍRITO SANTO STATE - BRAZIL
     


Autor(es):
Fábio Luiz Mação Campos


Periódico: Turismo: Estudos e Práticas

Fonte: Revista Turismo Estudos e Práticas - RTEP/UERN; Vol. 11 No. 1 (2022): RTEP, UERN (v. 11, n. 1, 2022)

Palavras-chave:


Resumo: RESUMO: O Guia de turismo é um profissional muito importante na relação do turista com o local visitado, mas raros são os estudos que abordaram de forma sistemática o que os turistas/clientes esperam desse profissional. Assim, com o objetivo de reconhecer quais são as atribuições e atitudes que os turistas mais valorizam no trabalho dos guias, foi conduzida uma pesquisa de campo com aplicação de questionários que identificou, para diferentes grupos de turistas, as preferências em relação ao trabalho dos guias. A pesquisa também identificou as categorias de informação que os turistas mais prezam. Os resultados mostraram quais são os níveis de valorização das diversas tarefas e dos vários tipos de informação prestados pelos Guias para diferentes gêneros, faixas etárias e níveis de escolaridade. Seguem-se a isso algumas análises que fornecem um importante referencial para o planejamento do trabalho dos Guias de Turismo e das agências de viagens sobre os aspectos que devem ser mais observados, especialmente para os profissionais e empresas que trabalham com turismo receptivo. Palavras-chave: Guia de Turismo; Turismo Receptivo; Técnicas de Guiamento; Informações Turísticas.   ABSTRACT: The Tour Guide is a very important professional in the relationship of the tourist with the place visited, but there are few studies that systematically address for what do tourists expect from this professional. Thus, in order to recognize which attributions and attitudes tourists most value in the work of their guides, a survey questionnaire was conducted which identified, for different groups of tourists, the preferences related to the guides' job. The research also identified what categories of information that tourists pay more attention. The results show the levels of appreciation of the different tasks and the types of information provided by the guides for different genders, age groups and educational levels. This is followed by some analyzes that provide an important reference for planning the work of tourist guides and travel agencies on the aspects that should be most observed, especially for professionals and companies that work with inbound tourism. Keywords: Tour guide; Receptive tourism; Guidance Techniques; Tourist Information.