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O PROTAGONISMO FEMININO E O TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: UM ESTUDO DAS EMPREENDEDORAS DE BETÂNIA E TRAVOSA DO MUNICÍPIO DE SANTO AMARO DO MARANHÃO: FEMALE PROTAGONISM AND COMMUNITY-BASED TOURISM: A STUDY OF ENTREPRENEURS FROM BETÂNIA AND TRAVOSA COMMUNITIES IN SANTO AMARO, MARANHÃO - BRASIL
 
     
     O PROTAGONISMO FEMININO E O TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: UM ESTUDO DAS EMPREENDEDORAS DE BETÂNIA E TRAVOSA DO MUNICÍPIO DE SANTO AMARO DO MARANHÃO: FEMALE PROTAGONISM AND COMMUNITY-BASED TOURISM: A STUDY OF ENTREPRENEURS FROM BETÂNIA AND TRAVOSA COMMUNITIES IN SANTO AMARO, MARANHÃO - BRASIL
     


Autor(es):
Kiara Cristine Diniz Vieira
Mônica de Nazaré Ferreira de Araújo
Rosélis de Jesus Barbosa Câmara
Ruan Tavares Ribeiro


Periódico: Turismo: Estudos e Práticas

Fonte: Revista Turismo Estudos e Práticas - RTEP/UERN; Vol. 11 No. 2 (2022): RTEP (v. 11, n. 2, 2022)

Palavras-chave:


Resumo: RESUMO: Este artigo discorre sobre a construção da representatividade feminina na perspectiva do Turismo de Base Comunitária, com foco nos equipamentos turísticos do segmento de restaurante e hospedagem nas comunidades de Betânia e Travosa, dentro dos limites do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no município de Santo Amaro do Maranhão. Foram investigados os perfis de quatro mulheres protagonistas que vêm contribuindo para o desenvolvimento das comunidades, tendo como escopo o turismo e suas repercussões locais. Aponta-se como objetivo principal investigar o protagonismo feminino das empreendedoras, tendo como referência o que é realizado sob a ótica do turismo de base comunitária, em Betânia e Travosa. No mais, são propostos os seguintes objetivos secundários: identificar o perfil das empreendedoras comunitárias e de como iniciaram seus negócios; caracterizar os empreendimentos das mulheres; e verificar a contribuição dos empreendimentos turísticos na localidade. A pesquisa tem caráter descritivo e exploratório, de cunho qualitativo, com dados coletados por meio de entrevistas com roteiros pré-estruturados. Utilizou-se uma base bibliográfica, documental e registros iconográficos. Como resultados principais averiguou-se que a participação das mulheres em seus empreendimentos – desde a sua fase de concepção até a de consolidação – foi determinante para se estabelecerem como referência de gastronomia regional e hospedagem, em suas comunidades, bem como para a dinamização da cadeia produtiva do turismo local. Viu-se que as empreendedoras também possibilitaram a geração de trabalho e renda, incentivaram outras a abrirem outros empreendimentos, além de terem expandido e melhorado os já existentes. Outro aspecto constatado foi a colaboração, mesmo que esporádica, entre estas e a conexão com outros segmentos, como os barqueiros, transportes e guias/condutores com os quais mantêm uma relação de interdependência. Observou-se, entre essas mulheres, uma forte resiliência para dar continuidade aos seus empreendimentos e, assim, conseguirem resultados tangíveis para a melhoria de suas vidas e, consequentemente, para suas comunidades. Palavras-chave: protagonismo feminino; turismo de base comunitária; empreendedorismo.   ABSTRACT: This paper discusses the construction of female representation from the perspective of Community-Based Tourism, focusing on restaurant and lodging segments in the communities of Betânia and Travosa, within the limits of Lençóis Maranhenses National Park, in the municipality of Santo Amaro do Maranhão. Therefore, the profiles of four leading women who have been contributing to the development of communities were investigated, focusing on tourism and its local repercussions. The primary aim was to investigate the female role, having as a reference what is carried out from the perspective of community-based tourism, in Betânia and Travosa. The secondary aims were: to identify the profile of community entrepreneurs and how they started their businesses; to characterize women's businesses; to verify the contribution of the tourist trade in the locality. This research has a descriptive, exploratory and qualitative character, whose data were collected through interviews with pre-structured scripts. Besides, a bibliographic and documental and  infographic records were used. The main results show that the participation of women in their businesses - from their conception to the consolidation phase - was decisive for them to establish themselves as a reference for regional gastronomy and accommodation in their communities, as well as for the dynamization of the productive chain of local tourism. It was also seen that the female entrepreneurs made it possible to generate work and income, encourage others to open other businesses, and to have expanded and improved the existing ones. Another aspect observed was the collaboration, even if sporadic, between these and the connection with other segments, such as boatmen, transport and guides/conductors with whom they maintain an interdependent relationship. It was observed, among these women, a strong resilience to continue their business and, thus, achieve tangible results for the improvement of their lives and, consequently, for their communities. Keywords: female protagonism; community-based tourism; entrepreneurship.