Publicações de Turismo
Nova busca:        


“A FESTA QUE NUNCA ACABA”: MEMÓRIAS DO FESTIVAL HALLELUYA NATAL: “A FESTA QUE NUNCA ACABA”: MEMORIES OF HALLELUYA NATAL FESTIVAL
 
     
     “A FESTA QUE NUNCA ACABA”: MEMÓRIAS DO FESTIVAL HALLELUYA NATAL: “A FESTA QUE NUNCA ACABA”: MEMORIES OF HALLELUYA NATAL FESTIVAL
     


Autor(es):
Aline Gisele Azevedo Lima de Barros
Adson de Lima Claudino
Gildygleide Cruz de Brito Rêgo
Ricardo Lanzarini


Periódico: Turismo: Estudos e Práticas

Fonte: Revista Turismo Estudos e Práticas - RTEP/UERN; Vol. 11 No. 2 (2022): RTEP (v. 11, n. 2, 2022)

Palavras-chave:


Resumo: RESUMO: Memórias fazem o ser humano reviver o passado, trazendo para o presente as experiências passadas de forma singular. A partir dessa concepção, o presente artigo tem como objetivo sistematizar as memórias de registro do Festival Halleluya Natal por intermédio de postagens (imagens, fotografias, vídeos, textos e relatos de seguidores em comentários), da comunidade Shalom (promotora e realizadora do evento) e do público participante, nas plataformas on-line do evento, que datam de 2009 até o presente, caracterizando um estudo de caso descritivo e qualitativo, com aplicação da técnica de análise de conteúdo. A coleta de registros virtuais se deu durante o primeiro semestre de 2022 por intermédio da mineração de dados on-line, utilizando-se, primeiramente, a ferramenta de busca Google.com à procura de informações e domínios referentes à Comunidade Shalom e ao Festival Halleluya Natal. Superada esta etapa, passou-se para a análise mais profunda das plataformas específicas do evento, em busca dos registros de memórias da comunidade e dos participantes, englobando todas as edições do evento, desde 2009. Como resultados, encontrou-se nos domínios on-line da Comunidade Shalom (site, Facebook, Instagram, Twitter e Youtube) e do Festival Halleluya Natal (Facebook, Instagram e Twitter) os vários tipos de postagens fazendo uma retrospectiva do evento desde sua primeira edição em 2009 até o ano de 2018, apresentando toda a trajetória do Festival em comemoração à sua décima edição que aconteceu em 2019, ainda de forma presencial. Já as postagens dos anos de 2020 e 2021, apresentam as adaptações à realidade virtual do evento no período pandêmico. Por fim, concluiu-se que, devido às peculiaridades da contemporaneidade, do presentismo e da interatividade virtual, o ambiente on-line é um elemento factual nas relações humanas e, consequentemente, as plataformas on-line (sites, comunidades virtuais etc.) são lugares de registro de fatos e memórias de experiências significativas, a exemplo de eventos sociais motivados pela fé. Palavras-chave: Memória; Eventos; Comunidade Shalom; Festival Halleluya Natal.   ABSTRACT: Memories make the human being relive the past, bring past experiences to the present in a unique way. Based on this conception, this article aims to systematize the memories of the Halleluya Natal Festival through posts (images, photographs, videos, texts and reports from followers in comments), from the Shalom community (promoter and organizer of the event) and the participating public, on the event's online platforms, which date from 2009 to the present, featuring a descriptive and qualitative case study, with application of the content analysis technique. The collection of virtual records took place during the first half of 2022 through online data mining, using, first, the Google.com search tool in search of information and domains related to the Shalom Community and the Halleluya Natal Festival. After this stage, we moved on to a deeper analysis of the specific platforms of the event, in search of the records of memories of the community and of the participants, encompassing all editions of the event, since 2009. As a result, it was found in the online domains line from the Shalom Community (website, Facebook, Instagram, Twitter and Youtube) and from the Halleluya Natal Festival (Facebook, Instagram and Twitter) the various types of posts making a retrospective of the event from its first edition in 2009 to the year 2018, presenting the entire trajectory of the Festival in celebration of its tenth edition that took place in 2019, still in person. Already the posts from the years 2020 and 2021, present the adaptations to the virtual reality of the event in the pandemic period. Finally, it was concluded that, due to the peculiarities of contemporaneity, presenteeism and virtual interactivity, the online environment is a factual element in human relationships and, consequently, online platforms (websites, virtual communities, etc.) they are places for recording facts and memories of significant experiences, such as social events motivated by faith. Key-words: Memory; Events; Shalom Community; Halleluya Natal Festival.