Publicações de Turismo
Nova busca:        


O Papel dos Líderes nas Estratégias da Accor Hotels do Brasil
 
     O Papel dos Líderes nas Estratégias da Accor Hotels do Brasil
     The role of leaders in the Strategies of Accor Hotels of Brazil
     El Papel de los Líderes en las Estrategias de la Accor Hotels de Brasil


Autor(es):
Pereira, Yákara Vasconcelos
Lucena, Eduardo de Aquino


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 10 n. 1 (2008); 57 - 73

Palavras-chave:


Resumo: O objetivo que motivou esta pesquisa foi o de analisar o modo como as estratégias adotadas pela Accor Hotels do Brasil foram influenciadas pelos seus líderes entre 1974 e 2006. A revisão teórica do estudo toma como base textos sobre estratégia e liderança. Buscando descobrir as perspectivas dos respondentes, um estudo de caso qualitativo foi desenvolvido. Treze executivos que atuaram na administração estratégica da organização foram entrevistados. Utilizou-se principalmente o método de entrevista semiestruturada para a coleta de dados. A análise dos dados compreendeu a descrição e a interpretação de diferentes aspectos do fenômeno investigado. Visto que a organização de origem francesa procurou crescer num ambiente turbulento como é o brasileiro, a interação entre os indivíduos e a firma contribuiu para que a Accor Hotels alcançasse e mantivesse a sua liderança de mercado. Os resultados indicaram que as estratégias adotadas pela empresa foram influenciadas pela visão, conhecimento e autonomia dos seus líderes. Desse modo, acredita-se que esta pesquisa tenha contribuído com o conhecimento científico por ter identificado a formação de uma coalizão dominante que também moldou as estratégias e por verificar que a sucessão entre líderes foi importante para manter a trajetória de crescimento. Palavras-chave: Liderança – Hospitalidade – Accor Hotels.