Publicações de Turismo
Nova busca:        


A sustentável leveza do visitar: modelo de avaliação de competitividade e sustentabilidade estratégica dos destinos turísticos
 
     A sustentável leveza do visitar: modelo de avaliação de competitividade e sustentabilidade estratégica dos destinos turísticos
     The Light Sustainability of Tourism: model for evaluating competitiveness and strategic sustainability of tourism destinations
     La Sustentable Levedad del Visitar: modelo de evaluación de competitividad y sostenibilidad estratégica de destinos turísticos


Autor(es):
Mazaro, Rosana


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 9 n. 3 (2007); 325-340

Palavras-chave:


Resumo: A estreita relação entre competitividade e sustentabilidade no turismo condiciona e fixa a forma de planejamento e gestão dos destinos atuais e futuros. Interpretando o sistema turístico como um processo dinâmico, baseado em uma seqüência lógica de decisões e ações inter-relacionadas e inter-dependentes, propõe-se a sistematização das dimensões e fatores determinantes para a gestão competitiva e sustentável dos destinos. Utilizando o método da criação de um modelo, foram definidos indicadores objetivos/métricos para estas dimensões e fatores críticos que condicionam o sucesso dos destinos no contexto atual e futuro. A sistematização, aqui denominada Competenible Model, consiste em uma metodologia de controle das reais condições turísticas do destino, representadas pela lista de diferentes funções inerentes ao longo e permanente processo que suporta a gestão em um contexto de competitividade globalizada e o esforço pela implementação de modelos de desenvolvimento turístico no quadro da sustentabilidade. A aplicação da metodologia permite avaliar se os destinos turísticos estão, efetivamente, implementando suas ações, cumprindo com os critérios atuais que determinam o sucesso competitivo do turismo global e de acordo com os condicionamentos do desenvolvimento sustentável local. Palavras-chave: Sustentável; Avaliação da competitividade; Estratégica de destinos turísticos.