Publicações de Turismo
Nova busca:        


O Turismo no Projeto de Internacionalização da Imagem de Curitiba
 
     O Turismo no Projeto de Internacionalização da Imagem de Curitiba
     Tourism in the Project to Internationalize the Image of Curitiba
     El Turismo en el Proyecto de Internacionalización de la Imagen de Curitiba


Autor(es):
Moura, Rosa


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 9 n. 3 (2007); 341-358

Palavras-chave:


Resumo: Considerando o Turismo uma prática social em suas relações ambiente/território, com efetiva presença na renovação, veiculação e consolidação dos atributos urbanos que reforçam as condições de competitividade entre cidades, o presente trabalho objetiva analisar a presença dessa prática na construção e internacionalização da imagem urbana de Curitiba, consolidada nacional e internacionalmente como cidade-modelo em planejamento e gestão. Referencia-se em pesquisas sobre o planejamento e as estratégias de internacionalização da cidade, voltando-se a historiar a operação dos mecanismos simbólicos criados para a construção e difusão de sua imagem. Especifica a análise, tomando por base informações quantitativas e qualitativas sobre a evolução da atividade de Turismo em Curitiba, particularmente no período 1992 a 2005. Como resultado, confirma a importância e a eficácia da atividade na veiculação e inserção nacional e internacional da imagem construída, assim como na recomposição do imaginário social dos moradores da cidade e região. Palavras-chave: Turismo urbanístico- turismo e imagem urbana- modelo-Curitiba.