Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 9 n. 3 (2007); 341-358
Palavras-chave:
Resumo: Considerando o Turismo uma prática social em suas relações ambiente/território, com efetiva presença na renovação, veiculação e consolidação dos atributos urbanos que reforçam as condições de competitividade entre cidades, o presente trabalho objetiva analisar a presença dessa prática na construção e internacionalização da imagem urbana de Curitiba, consolidada nacional e internacionalmente como cidade-modelo em planejamento e gestão. Referencia-se em pesquisas sobre o planejamento e as estratégias de internacionalização da cidade, voltando-se a historiar a operação dos mecanismos simbólicos criados para a construção e difusão de sua imagem. Especifica a análise, tomando por base informações quantitativas e qualitativas sobre a evolução da atividade de Turismo em Curitiba, particularmente no período 1992 a 2005. Como resultado, confirma a importância e a eficácia da atividade na veiculação e inserção nacional e internacional da imagem construída, assim como na recomposição do imaginário social dos moradores da cidade e região.
Palavras-chave: Turismo urbanístico- turismo e imagem urbana- modelo-Curitiba.