Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 9 n. 2 (2007); 185-198
Palavras-chave:
Resumo: O turismo cultural é um segmento de mercado que, a partir dos anos 1980, vem recebendo crescente atenção por parte da literatura analítica, que tenta precisar conceitos, construir referencial teórico, coligir dados e testar hipóteses, tanto do trade turístico, que busca incessantemente novas atrações aptas ao consumo turístico, quanto de países, regiões e cidades ao redor do mundo, ávidos por atrair parcelas do crescente mercado turístico mundial. Esse artigo procura explorar as especificidades do segmento de turismo cultural, a partir do qualificativo “cultural”, apresentando e discutindo pontos como conceituação, origens e fontes de crescimento, importância, principais características e divisão do mercado de turismo cultural. O artigo contempla extensa revisão de literatura, nacional e internacional, sobre turismo, com ênfase em turismo cultural, sociologia, economia e antropologia, relacionando conteúdos vistos nessas áreas de conhecimento e discutindo as principais idéias e posicionamentos sobre pontos como a definição de turismo cultural, a influência da pós-modernidade no consumo de experiências culturais, entre outros. A presente discussão fornece base teórica necessária à compreensão do segmento de turismo cultural, que permite estabelecer critérios para o monitoramento desse fluxo, estabelecimento de políticas públicas, entre outros.
Palavras-chave: Turismo Cultural; Segmentação de Mercado; Política Pública.