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Ambiente competitivo e vantagem competitiva a partir de uma abordagem integradora: estudo de caso no setor hoteleiro em Curitiba
 
     Ambiente competitivo e vantagem competitiva a partir de uma abordagem integradora: estudo de caso no setor hoteleiro em Curitiba
     Competitive environment and competitive advantage based on an integration approach: case study of the hotel sector in Curitiba
     Ambiente competitivo y ventaja competitiva a partir de um abordaje integrador: estudio de caso en el sector hotelero en Curitiba


Autor(es):
Silva, Antônio João Hocayen da
Teixeira, Rivanda Meira


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 9 n. 1 (2007); 19-36

Palavras-chave:


Resumo: As empresas do setor hoteleiro de Curitiba estão inseridas em um ambiente altamente competitivo e muitas mudanças estão ocorrendo nos últimos anos com a instalação das redes hoteleiras na cidade. O objetivo deste estudo foi analisar o ambiente competitivo e a obtenção de vantagens competitivas em um hotel de Curitiba, a partir do modelo da Abordagem Integradora proposto por Kim e Oh (2004). Esta abordagem, além de considerar aspectos internos e externos, por meio da Abordagem das Cinco Forças e da Abordagem Baseada em Recursos, adiciona a Abordagem Relacional, que enfatiza os relacionamentos interorganizacionais. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada, realizada com o diretor de planejamento de um hotel tradicional da cidade e, após a análise de informações documentais, foi realizada uma análise qualitativa dos dados. Observou-se que os clientes institucionais, como agências de viagens e montadoras, constituem a força ambiental com maior influência sobre o desempenho do hotel. O hotel possui como recurso principal a localização, considerada como a principal vantagem competitiva em relação aos concorrentes. Praticamente não existem relacionamentos com outros hotéis ou com órgãos públicos, não obtendo o hotel em questão vantagens competitivas a partir da troca de experiências. Palavras-chave: Vantagem Competitiva; Estratégia; Hotelaria.