Publicações de Turismo
Nova busca:        


Estratégias de marketing nos meios de hospedagem: um estudo de multicasos no setor hoteleiro de Uberlândia - MG
 
     Estratégias de marketing nos meios de hospedagem: um estudo de multicasos no setor hoteleiro de Uberlândia - MG
     Marketing strategies in the accommodation sector: a study of multicases in the hotel sector of Uberlândia - MG
     Estrategias de marketing en los medios de hospedaje: un estudio de multicasos en el sector hotelero de Uberlândia - MG


Autor(es):
Ávila, Luciana Resende
Valadão Júnior, Valdir Machado


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 8 n. 3 (2006); 379-396

Palavras-chave:


Resumo: Este estudo tem como objetivo identificar se há visão estratégica de marketing nas atividades gerenciais desenvolvidas pelos hotéis da cidade de Uberlândia-MG. Como metodologia foram utilizadas técnicas de pesquisa bibliográfica e pesquisa em sites e órgãos oficiais do setor de hospedagem. Utilizou-se, também, a técnica de entrevista pessoal com gerentes de seis hotéis da cidade de Uberlândia-MG, por meio de perguntas estruturadas. O critério para escolha dos hotéis baseou-se na definição de três grupos com as seguintes características: o grupo I, composto por duas unidades hoteleiras de categoria luxo, o grupo II, composto por dois hotéis econômicos novos, e o grupo III, composto por dois hotéis econômicos tradicionais da cidade. Pôde-se observar, na maioria dos resultados da pesquisa, o não reconhecimento ou o desconhecimento da importância de um plano formal de marketing, elaborado à luz de uma visão estratégica, norteadora dos objetivos organizacionais. Palavras-Chave: Administração Hoteleira, Hospitalidade, Marketing Estratégico.