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O Comportamento do Turista LGBT com Relação ao Consumo em Viagens de Lazer / LGBT Tourist Behavior Regarding Leisure Travel Consumption
 
     
     O Comportamento do Turista LGBT com Relação ao Consumo em Viagens de Lazer / LGBT Tourist Behavior Regarding Leisure Travel Consumption
     


Autor(es):
Neves, Christopher Smith Bignardi
Brambatti, Luiz Ernesto


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 11, n. 4 (2019): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Palavras-chave:


Resumo:  RESUMOEste artigo busca estabelecer uma relação entre o comportamento do turista LGBT com o consumo em viagens de lazer. A partir de dados econômicos publicados nos relatórios de Pink Money, observa-se que o turista LGBT gasta 30% a mais do que o turista heterossexual. Razões para tal padrão de consumo e suas motivações foram encontradas em Michel Onfray e no seu conceito de materialismo hedonista, inspirado em Schopenhauer, na obra a Arte de Bem viver, e em Thorstein Veblen, e sua Teoria da Classe Ociosa. A metodologia utilizada foi quali-quantitativo, com pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário [Survey] durante a 22ª Parada Gay de São Paulo. Os resultados confirmaram um comportamento hedonista, manifestado principalmente no número de viagens por ano, embora o público entrevistado não fosse de alta renda.PALAVRAS-CHAVESTurismo. Hedonismo. Parada do Orgulho LGBT. São Paulo-SP, Brasil ABSTRACTThis article tries to establish a relation between the behavior of the LGBT tourist and the consumption in leisurely trips. From the economic data published in the Pink Money reports, it is observed that the LGBT tourist spends thirty percent more than the heterosexual tourist. It remains to be known the origins of this consumerist behavior, the motivations, and causes. Being able to formulate this concept of hedonistic materialism from Michel Onfray’s explanations, and being inspired by Arthur Schopenhauer’s works on the art of living, and Thorstein Veblen’s The Theory of the Leisure Class. The methodology used was a qualitative-quantitive study, with the application of a questionnaire (survey) during the 22nd Pride Parade of São Paulo and by bibliographic research. In which the results confirmed hedonistic behavior, manifested mainly in the number of trips per year, even though those interviewed where not of a high-income base.KEYWORDSTourism. Hedonism. LGBT Pride Parade. São Paulo-SP, Brazil. AUTORIAChristopher Smith Bignardi Neves - Mestrando em Turismo, Universidade Federal do Paraná, Bolsista CAPES. Currículo: http://lattes.cnpq.br/7108544027466482. E-mail: smithbig@hotmail.comLuiz Ernesto Brambatti – Doutor. Professor na Universidade Federal do Paraná. Currículo: http://lattes.cnpq.br/7583291058896869. E-mail: lebramba@gmail.com REFERÊNCIAS Avena, D. T. (2005). A hospitalidade e o consumo nos meios de hospedagem pelos homossexuais: um estudo de caso de Curitiba-PR. Dissertação. Mestrado em Hospitalidade, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, Brasil. LinkBauman, Z. (1998). O mal-estar da pós modernidade. Rio de Janeiro: Zahar.Chasin, A. (2000). Selling out: the gay and lesbian movement goes to market. New York: St. Martin’s Press.Community Marketing & Insights (2018). CMI`s 12th Annual LGBT Community Survey - USA Report. LinkCreswell, J. W. (2007) Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 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O olhar do turista: lazer e viagens nas sociedades contemporâneas. São Paulo: Sesc.Veblen, T. (1980). A teoria da classe ociosa. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural.Vieira, A. Jr. (2008). Turismo GLBT na Costa do Cacau: Uma alternativa econômica para o sul da Bahia? Dissertação. Mestrado em Turismo, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Brasil. LinkUNWTO - World Tourism Organization (2017). Second Global Report on LGBT Tourism. Madri: UNWTO.PROCESSO EDITORIALRecebido: 4 AGO 18; Avaliado: 1º (AGO-DEZ), 2º rodada (JUL 19); Aceito: 31 JUL 19.