Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 8 n. 1 (2006); 75-90
Palavras-chave:
Resumo: Ao pesquisar sobre hospitalidade, estuda-se, em primeira instância, o comportamento humano, seja por meio da busca do entendimento das necessidades da relação entre duas pessoas seja através da observação das expectativas dos profissionais e dificuldades encontradas para atuar das no mercado. Percebe-se, também, que há um paradoxo entre o conhecimento técnico e o prático e a busca de um diferencial no âmbito educacional, de modo que incorporem novos objetivos, conteúdos, valores e formas de organização. Este artigo procura relacionar os aspectos mais sociológicos e filosóficos da hospitalidade, enquanto valor fundamental na relação de dois ou mais indivíduos, com as premissas mais contemporâneas das Instituições Educacionais Particulares a respeito do ensino de hotelaria. Importante ressaltar que este artigo foi escrito baseando-se em pesquisa realizada para o programa de Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi. Acredita-se que este mergulho no universo da hospitalidade possa contribuir para a construção de propostas alternativas à ênfase operacional que caracteriza os currículos atuais.
Palavras-Chave: Hospitalidade, Educação e Competências.