Publicações de Turismo
Nova busca:        


ATITUDE EMPREENDEDORA NO SETOR HOTELEIRO BRASILEIRO: UM ESTUDO EM PEQUENOS E GRANDES HOTÉIS NO DISTRITO FEDERAL
 
     ATITUDE EMPREENDEDORA NO SETOR HOTELEIRO BRASILEIRO: UM ESTUDO EM PEQUENOS E GRANDES HOTÉIS NO DISTRITO FEDERAL
     
     


Autor(es):
Pedrosa, Maria Angelica
Souza, Eda Castro Lucas de


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 11 n. 3 (2009); 358-374

Palavras-chave:
empreendedorismo; empreendedor; atitude empreendedora; hotelaria


Resumo: O presente texto tem a finalidade de apresentar os resultados de uma pesquisa, do tipo descritiva correlacional, que teve por objetivo identificar a atitude empreendedora de gerentes de pequenos e grandes hotéis do setor hoteleiro do Distrito Federal, além de validar o Instrumento de Medida de Atitude Empreendedora – IMAE. Os conceitos empreendedorismo e atitude empreendedora constituem o marco teórico deste trabalho. Metodologicamente foi utilizada técnica de survey, em uma amostra de 153 gerentes de 109 hotéis (35 grandes e 74 pequenos) e coletados dados pela escala, IMAE, de Souza e Lopez Jr (2005), modificada em estudos posteriores pelos autores. Os resultados principais mostram que a percepção dos respondentes confirma características de atitude empreendedora, indicadas pela teoria. Na percepção dos pesquisados, tanto os gerentes dos pequenos, quanto dos grandes hotéis, possuem alta atitude empreendedora, sendo destacada a dimensão Realização, ou seja, disposição, capacidade e inclinação para tomar iniciativas, aceitar desafios, objetivar e atingir padrões excelentes de qualidade, produtividade, crescimento e rentabilidade. Gerentes dos pequenos hotéis planejam, inovam e fazem mais sacrifícios pessoais que gerentes dos grandes hotéis que, em contrapartida, aceitam mais desafios que os pequenos.