Publicações de Turismo
Nova busca:        


A Relevância da Gastronomia em Restaurantes Temáticos: Um estudo de caso em Balneário Camboriú-SC
 
     A Relevância da Gastronomia em Restaurantes Temáticos: Um estudo de caso em Balneário Camboriú-SC
     
     


Autor(es):
Mendes, Marina de Carvalho
Pires, Paulo dos Santos
Krause, Rodolfo Whendhausen


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 6, n. 1 (2014): Revista Rosa dos Ventos

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas, Turismo e Gastronomia


Resumo: Na configuração atual do setor de serviços, incluindo o mercado da restauração, observa-se que os restaurantes caracterizados como temáticos através da  ambiência, da gastronomia e  do serviço oferecido, vem se destacando em sua atratividade em meio à concorrida oferta gastronômica,. Neste contexto, o presente artigo se propôs a analisar a relevância da gastronomia e de outros fatores presentes na concepção de um restaurante como: localização; serviço; preço; propaganda e caracterização temática, diante da escolha dos clientes. A pesquisa, de natureza empírica, teve aporte teórico em bibliografia contemporânea sobre o tema e caracterizou-se como exploratória e descritiva, adotando como estudo de caso um restaurante temático localizado na cidade de Balneário Camboriú, SC, consolidada como um representativo polo turístico no sul do Brasil. Os resultados obtidos propiciaram o conhecimento dos fatores relevantes para a atratividade de um restaurante caracterizado como temático, relacionados diretamente à sua gastronomia, à ênfase da caracterização temática e ao serviço oferecido. The Relevance of Gastronomy in Themed Restaurants: a case study in Balneário Camboriú, SC. In the current configuration of the service sector, including the restaurant market, it is seen that restaurants characterized as themed, due to the ambience, gastronomy, and the service offered, have stood out, in terms of attractiveness, from the competitive gastronomic offer, In this context, this article proposes to analyze the importance of gastronomy and other factors that comprise the concept of a restaurant, such as: localization; service; price; advertising and theme characterization, and how these affect the customer’s decision-making.The research, of an empirical nature, drew technical support from the contemporary literature on the theme, and is characterized as exploratory and descriptive, adopting as a case study a restuaruant located in the town of Balneário Camboriú in Santa Catarina, consolidated as a representative tourism center in the South of Brazil. The results of the study provide knowledge of the relevant factors for the attractiveness of a restaurant characterized as themed, and which are directly related to its gastronomy, the emphasis on theme characterization, and the service offered.