Publicações de Turismo
Nova busca:        


Turismo e Cuidado de Si: os Discursos sobre Itinerários de Cura e Cuidado na Mídia Impressa
 
     Turismo e Cuidado de Si: os Discursos sobre Itinerários de Cura e Cuidado na Mídia Impressa
     Tourism and Self Care: Discourses on Cure and Healthcare Travel Itineraties in the Press
     Turismo y Cuidado de Sí: los Discursos sobre Itinerarios de Cura y Cuidado en los Medios Impresos


Autor(es):
Silva, Yolanda Flores e
Tressoldi, Cristiane


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 7 n. 2 (2005); 311-328

Palavras-chave:


Resumo: O presente artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada de 2004 – 2005 como parte do programa de iniciação científica da UNIVALI, que insere alunos de graduação em projetos elaborados junto com um orientador, a partir de um projeto mais amplo já financiado e integrado a produção de um grupo de pesquisa cadastrado no CNPq. Com relação à pesquisa realizada, esta analisou os significados dos discursos da mídia escrita sobre os itinerários de cura, tratamentos e cuidados à saúde em espaços apresentados como paraísos turísticos ou como ambientes curativos e/ou de descanso. O percurso metodológico percorrido envolveu a análise de textos com mensagens visuais e/ou escritas, assim como a fala das pessoas nos textos apresentados. O método utilizado para coleta e análise dos dados foi o qualitativo, por entender que este permite mostrar a complexidade da linguagem humana em meio às suas contradições, imprevisibilidades e criatividades. A metodologia para discussão dos dados coletados foi a das representações sociais de Jodelet (2001), acompanhada do referencial de análise das “falas” denominada de Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). O material escolhido para o estudo, foram quatro revistas femininas, num total de noventa e seis (96) exemplares analisados. Ao final, conseguimos observar que o senso comum associado com as investigações pseudos – científicas deste tipo de periódico é um arsenal de indicações para descanso, tratamento e cura. Algumas destas indicações possuem o discurso profissional associado ao discurso da revista, porém, ainda que haja o respaldo científico, quase tudo é voltado para a venda de produtos – pessoas, objetos, ambientes e até religião. A marca coletiva dos discursos possui riscos, uma vez que seduzem pela imagem, pelos depoimentos de profissionais e principalmente de atores e atrizes famosos. As ofertas para o cuidado de si quase sempre estão associadas também a roteiros turísticos e religiosos, numa mescla de turismo saúde e turismo religioso, em que o DSC principal é o consumo para a paz, a segurança, a harmonia e a saúde. Palavras-chave: Turismo; Cuidado de Si; Qualidade de Vida.