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PRÁTICAS DE TREINAMENTO E DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS NO SETOR HOTELEIRO DE BELO HORIZONTE
 
     PRÁTICAS DE TREINAMENTO E DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS NO SETOR HOTELEIRO DE BELO HORIZONTE
     
     


Autor(es):
Vieira, Adriane
Salve, Cláudio Monteiro Goulart
Corrêa, Maria Laetitia


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 12 n. 1 (2010); 23-48

Palavras-chave:
Hotelaria; Treinamento e Desenvolvimento; Educação continuada.; Treinamento e desenvolvimento


Resumo: As atividades de treinamento e desenvolvimento são necessárias não apenas para que a empresa mantenha posição estratégica em mercados competitivos, mas, também, para não perder profissionais talentosos. Nesse contexto, o presente artigo tem por objetivo descrever e analisar as práticas de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) nos hotéis de Belo Horizonte e verificar a existência de formas de cooperação entre hotéis e instituições de ensino. A pesquisa, cuja abordagem é quantitativa, foi realizada em 30 estabelecimentos nas categorias apart-hotéis, hotéis 3 estrelas e hotéis 4 e 5 estrelas. O instrumento de coleta de dados usado foi um questionário composto por questões fechadas e abertas analisadas estatisticamente. Os dados coletados revelam que nos hotéis 3 estrelas o foco dos treinamentos ainda está no curto prazo e na centralização do planejamento das ações na figura do Gerente Geral. No que se refere ao incentivo em T&D, prevalecem as estratégias de baixo investimento, sendo que somente os hotéis 4 e 5 estrelas contam com consultorias externas para a realização dessas atividades. Quanto à relação entre hotéis e escolas, chama a atenção o fato de as escolas não adotarem posturas mais agressivas, ou persuasivas, no sentido de envolverem os contratantes nas atualizações de grades curriculares e buscarem informações sobre a situação profissional dos alunos egressos.