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COMÉRCIO COMO FATOR DE COESÃO DOS CENTROS URBANOS: CASO DA REVITALIZAÇÃO COMERCIAL DO CENTRO DE CURITIBA
 
     COMÉRCIO COMO FATOR DE COESÃO DOS CENTROS URBANOS: CASO DA REVITALIZAÇÃO COMERCIAL DO CENTRO DE CURITIBA
     
     


Autor(es):
Procopiuck, Mario
Djalo, Abdulah Bubacar


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 10 n. 3 (2008); 313-334

Palavras-chave:


Resumo: Trata o presente de estudo de caso sobre tentativas de revitalização da área central de Curitiba entre os anos 1995 e 2005, envolvendo o comércio local e o poder público. Em um primeiro momento focalizamos os aspectos teóricos e conceituais que permeiam as relações entre as funções comerciais, econômicas e sociais dos centros urbanos. Serão aprofundados temas como as funções do comércio na cidade, a estruturação do setor comercial urbano, a relação entre o setor comercial e a revitalização dos centros urbanos, as formas de gestão dos centros urbanos e das configurações comerciais nele atuantes, a interação entre comércio tradicional, comércio moderno e Poder Público Local. Finalmente, sob esse arcabouço, serão analisadas as iniciativas de revitalização do Centro de Curitiba por meio do Projeto Cores da Cidade e, com maior profundidade, será apresentada e analisada a estruturação do Projeto Centro Vivo. Do estudo empreendido evidencia-se que o sucesso dos resultados obtidos inicialmente com o Projeto Cores da Cidade não se manteve ao longo do tempo. Situação diferente parece ocorrer com o Projeto Centro Vivo, que, por sua concepção com base em ações estratégias dinâmicas, apresenta resultados que se atualizam e se renovam em função das interações entre os atores públicos e privados participantes. Palavras-chave: Comércio Urbano; Centros Comerciais Abertos; Revitalização de Centros Urbanos.