Publicações de Turismo
Nova busca:        


A INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL NOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DO SETOR DE HOTELARIA DE MINAS GERAIS
 
     A INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL NOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DO SETOR DE HOTELARIA DE MINAS GERAIS
     
     


Autor(es):
Souto, Sandra Ribeiro
Garcia, Fernando Coutinho


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 11 n. 1 (2009); 41 - 62

Palavras-chave:


Resumo: O objetivo geral da presente pesquisa foi analisar a influência da cultura organizacional nas práticas de gestão de pessoas em uma organização hoteleira de grande porte, localizada em Belo Horizonte, pertencente ao Grupo Accor. A pesquisa realizada caracteriza-se como qualitativo-descritiva e o meio de investigação utilizado foi o estudo de caso. Sete sujeitos de pesquisa foram escolhidos, intencionalmente, e as entrevistas foram analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo do tipo categorial temática. Os principais traços da cultura que balizam a atuação das unidades hoteleiras estão ancorados nos valores emanados do Grupo, e tratam de respeito, confiança, inovação, espírito de conquista e performance. A pesquisa deixou claro que há uma forte influência da cultura do Grupo Accor sobre as práticas de gestão de pessoas e, ainda, que as esferas de atuação dos colaboradores e gestores são amplamente controladas. Palavras-chave: Cultura Organizacional – Recursos Humanos – Hotelaria.