Publicações de Turismo
Nova busca:        


A REDE DE NEGÓCIOS DO TURISMO: UM ESTUDO SOBRE SUAS CARACTERÍSTICAS E IMPLICAÇÕES ESTRATÉGICAS
 
     A REDE DE NEGÓCIOS DO TURISMO: UM ESTUDO SOBRE SUAS CARACTERÍSTICAS E IMPLICAÇÕES ESTRATÉGICAS
     
     


Autor(es):
Donaire, Denis
Silva, Marcos Pereira da
Gaspar, Marcos Antonio


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 11 n. 1 (2009); 112 - 134

Palavras-chave:


Resumo: A atividade turística é representativa para o país em termos econômicos e sociais. A rede de negócios do turismo é formada por um complexo conjunto de elementos, que incluem os relacionamentos entre seus integrantes como parte fundamental no seu desenvolvimento. O presente trabalho busca analisar os relacionamentos existentes na rede de negócios do turismo, a fim de averiguar a qualidade dos negócios nela gerados. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório junto às entidades representativas e empresas privadas do setor. A amostra foi selecionada de forma não probabilística, por escolha justificada, tendo sido realizadas 15 entrevistas pessoais com associações de classe, operadoras turísticas, hotéis, agências de viagem, transportadoras aéreas e organizadoras de eventos. Os resultados indicam que essa rede se caracteriza por apresentar alguns negócios comuns nos quais o nível de cooperação e integração entre seus participantes é baixo e ocasional, visto que suas estratégias privilegiam os interesses individuais e de curto prazo. A conseqüência desse processo acaba por prejudicar o desempenho e a expansão da rede de negócios do turismo em sua totalidade. Palavras-chave: Turismo, Rede de negócios do turismo, Estratégia em turismo.