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Uso de variável subjetiva como critério de segmentação do mercado turístico: o caso de Jericoacoara no Ceará
 
     Uso de variável subjetiva como critério de segmentação do mercado turístico: o caso de Jericoacoara no Ceará
     
     


Autor(es):
Arruda, Danielle Miranda de Oliveira
Holanda, Sandra Maria Monteiro


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 6 n. 2 (2004); 137

Palavras-chave:


Resumo: Existe uma discussão teórica sobre a eficácia das variáveis objetivas como fonte de conhecimento do comportamento do consumidor, em contraposição às variáveis subjetivas. Na Área de Proteção Ambiental (APA) de Jericoacoara, uma pesquisa evidenciou que a segmentação, baseada em variáveis objetivas, não fornece subsídios à escolha de turistas com perfil adequado à área protegida. A partir dessa pesquisa, delineou-se este estudo com o objetivo de constituir grupos diferenciados de turistas quanto ao comportamento de consumo, utilizando a motivação da atração como critério subjetivo de segmentação do mercado turístico da APA de Jericoacoara. Realizou-se pesquisa de campo, contemplando 253 turistas. Foram constituídos cinco segmentos: experimentar uma vida diferente da do cotidiano das cidades; observar, aprender e interagir com a natureza; usufruir do sol, mar e diversão noturna, no estilo urbano; praticar esportes motorizados e/ou passeios nas dunas, lagoas, praias e mar e praticar esportes sem uso de veículos motorizados. O estudo evidenciou que a motivação da atração é critério de segmentação aplicável a Jericoacoara. Palavras-chave: Mercado Turístico; Segmentação de Mercado; Motivação da Atração; Área Protegida.