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Avaliação da Satisfação dos Turistas na Ilha João da Cunha – SC – Brasil
 
     Avaliação da Satisfação dos Turistas na Ilha João da Cunha – SC – Brasil
     
     


Autor(es):
Mundim, Rodrigo Sousa Alves
Macedo, Sandré Granzotto


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 5 n. 3 (2003); 329

Palavras-chave:


Resumo: A presente dissertação objetivou avaliar a satisfação dos turistas que visitam a Ilha João da Cunha, relacionando o seu grau de satisfação com as características dos visitantes, no intuito de reconhecer tipologias e subsidiar a tomada de decisões. Identificouse também o perfil do turista que visita a Ilha e os fatores que mais contribuíram para sua satisfação e/ou para sua insatisfação. A presente pesquisa se constitui num estudo descritivo de caráter indutivo e abordagem positivista e utilizou o procedimento estatístico com base nas técnicas de análise multivariada. Os dados utilizados foram originados em um projeto de pesquisa desenvolvido pelo Núcleo de Coordenação de Pesquisas e Projetos em Turismo e Hotelaria, que é vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI e sofreram um redirecionamento segundo os objetivos assumidos neste estudo. Os resultados dos processamentos possibilitaram a conclusão de que o grau de satisfação dos visitantes da Ilha de João da Cunha é positivo e considerável, que o fator mais crítico na geração de insatisfação nos turistas é o preço cobrado pela comida, e os fatores mais positivos para a satisfação desses turistas são a paisagem do local, assim como a decoração do restaurante e o Centro Ecológico Adventure House. Quanto às tipologias dos visitantes identificaram-se as características dos indivíduos satisfeitos e dos insatisfeitos, o que comparada com o perfil da maioria dos visitantes do destino se constitui em fator fundamental para a tomada de decisões e gestão do empreendimento. Palavras-chave: João da Cunha, Ilha (SC), Satisfação do consumidor, Turismo