Publicações de Turismo
Nova busca:        


POR UMA PEDAGOGIA DIFERENCIADA: UMA REFLEXÃO ACERCA DO TURISMO PEDAGÓGICO COMO PRÁTICA EDUCATIVA
 
     POR UMA PEDAGOGIA DIFERENCIADA: UMA REFLEXÃO ACERCA DO TURISMO PEDAGÓGICO COMO PRÁTICA EDUCATIVA
     
     


Autor(es):
Bonfim, Mailane


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 12 n. 1 (2010); 114-129

Palavras-chave:
Educação; Lazer; Turismo Pedagógico.; Turismo Pedagógico


Resumo: O artigo analisa o Turismo Pedagógico como uma alternativa articuladora entre educação e lazer, capaz de proporcionar o desenvolvimento do sujeito, no momento em que possibilita uma interação com o meio. Esse tipo de atividade é relativamente nova e por esse motivo muitos teóricos do turismo têm debruçado esforços na tentativa de conceituá-lo. Apesar das tentativas, o turismo pedagógico tem sido apresentado na maioria das vezes, como um segmento de mercado e não como uma prática educativa cujas raízes encontram-se nos aspectos norteadores da educação. Por esse motivo, este trabalho se torna relevante por proporcionar ao leitor, reflexões acerca do tema e esclarecimentos que podem servir de auxílio para professores. Buscou-se portanto, desenvolver um trabalho descritivo com o objetivo principal de tratar do tema de forma conceitual, com o intuito de disseminar essa atividade educativa de forma esclarecedora. Foram realizados estudos secundários sobre educação, lazer e turismo pedagógico, evidenciando sempre a necessidade da educação de adotar práticas diferenciadas e condizentes com a necessidade contemporânea. As reflexões feitas neste estudo conduzem à conclusão de que o turismo pedagógico é um importante instrumento articulador entre educação e lazer, podendo contribuir no processo de aprendizagem, reafirmando através da vivência valores de ordem social, cultural e ambiental.