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Em Busca da Identidade Perdida – Subsídios para uma Política Integrada de Comunicação em Turismo Cultural nos Municípios de Piçarras e Penha (SC)
 
     Em Busca da Identidade Perdida – Subsídios para uma Política Integrada de Comunicação em Turismo Cultural nos Municípios de Piçarras e Penha (SC)
     
     


Autor(es):
Silveira, Janete Jane Cardozo da


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 5 n. 2 (2003); 195

Palavras-chave:


Resumo: A dissertação Em busca da Identidade Perdida – subsídios para uma política integrada de comunicação em turismo cultural nos municípios de Piçarras e Penha (SC) consiste em um estudo sobre as raízes do povoamento e da colonização destas duas comunidades, situadas no litoral norte catarinense e cujas origens históricas são comuns, a fim de investigar a herança cultural presente em ambas e, a partir daí, fornecer-lhes subsídios para que discutam, elaborem e implementem uma política integrada de comunicação voltada ao turismo cultural. O trabalho apresenta, assim, para Piçarras e Penha, uma alternativa que, sem distanciar-se do setor do turismo – reconhecido como uma vocação dos dois municípios – lança um olhar sobre novos ramos da mesma atividade, propondo a adoção, pelas prefeituras municipais, de uma política integrada de comunicação turístico-cultural cujo suporte seja a própria trajetória de construção das comunidades, seu povoamento, sua riqueza e diversidade. A conexão entre turismo, história e comunicação é, pois, o elemento chave desta proposta, haja vista o fato da comunicação atuar nessa equação como um catalisador, contribuindo para a difusão de um conhecimento histórico mais abrangente, que pode vir a ser apropriado pela população em substituíção às supostas origens açorianas divulgadas atualmente e sob as quais denomina-se toda e qualquer forma de manifestação cultural no universo em estudo. Daí intitula-se Em Busca da Identidade Perdida o texto em que se procura sistematizar com maior precisão a história de Piçarras e Penha, entendendo-se que o conhecimento das origens dessas povoações poderá apontar novos caminhos para as duas cidades, graças ao planejamento e à gestão de projetos na área do turismo cultural não esteriotipados, excludentes e distantes da realidade em questão. Entre os pressupostos de pesquisa com os quais se elaboram as análises, têm-se que a cultura litorânea de Santa Catarina é diversificada e plural, mas não suficientemente conhecida e divulgada para ser percebida como atrativo turístico, havendo uma premente necessidade de se aprofundar os estudos nessa área, de modo a que se difunda na franja litorânea catarinense o interesse pelo turismo cultural – uma alternativa ao apelo do binômio sol & praia para pólos receptores como Piçarras e Penha – que pode minimizar os impactos da sazonalidade, característica da economia na área costeira do Estado. A adoção de uma política integrada de comunicação nas bases já explicitadas acima é colocada, então, como o primeiro passo para que o setor turístico local passe a investir em turismo cultural, o qual acredita-se ser capaz de alavancar a economia dos dois municípios enquanto destinações turísticas. Em termos metodológicos, o interesse maior desta dissertação e sua relevância estão focalizadas no registro da história oral que realiza como um contributo para que os organismos turísticos oficiais – leia-se Embratur e Santur – redescubram, em Santa Catarina, o brasileiro – resultado da miscigenação que forjou este país. Palavras-chave: turismo cultural, comunicação.