Publicações de Turismo
Nova busca:        


MÉTODOS QUANTITATIVOS EM CURSOS DE BACHARELADO EM TURISMO: UMA ANÁLISE DA ATITUDE E DO INTERESSE DOS ESTUDANTES
 
     MÉTODOS QUANTITATIVOS EM CURSOS DE BACHARELADO EM TURISMO: UMA ANÁLISE DA ATITUDE E DO INTERESSE DOS ESTUDANTES
     
     


Autor(es):
Costa, Francisco José
Lopes Júnior, Elias Pereira
Saraiva-Lobo, Rodolfo Jakov


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 12 n. 2 (2010); 216-229

Palavras-chave:
Cursos de turismo; currículo; métodos quantitativos.


Resumo: Este estudo analisa o interesse e a atitude de estudantes de graduação em turismo pela área de métodos quantitativos. Foi realizada uma revisão da literatura, a partir da qual foram enunciadas quatro hipóteses sobre como as dimensões de atitude influenciam o interesse dos estudantes. Desenvolveu-se um estudo de campo com dados coletados junto a 113 estudantes de instituições de ensino superior de Fortaleza. Os dados foram avaliados por meio de análise descritiva e da técnica de análise de regressão. Observou-se que os estudantes de Turismo apresentam baixo interesse em relação às disciplinas de métodos quantitativos, e as medidas das dimensões de atitudes mostraram-se moderadas ou baixas. Quanto às hipóteses, verifico use que o interesse dos estudantes é positivamente influenciado pela percepção de importância e pela autoconfiança dos estudantes em métodos quantitativos e; negativamente influenciado pela percepção de dificuldade da área. Procedeu-se a uma análise comparativa com a área de administração, tendo-se verificado que os estudantes de turismo têm menos interesse pela área e que as dimensões de atitudes apresentaram resultados semelhantes nos dois cursos. Apesar das limitações, acredita-se que o estudo pode contribuir para instituições de ensino e professores mais bem direcionarem o processo de formação de profissionais de turismo.