Publicações de Turismo
Nova busca:        


A Oferta Turística em Bonito, Mato Grosso do Sul, Brasil: O Potencial Criativo como Diferencial Competitivo / The Tourist Offer in Bonito, Mato Grosso do Sul, Brazil: The Creative Potential as Competitive Differential
 
     A Oferta Turística em Bonito, Mato Grosso do Sul, Brasil: O Potencial Criativo como Diferencial Competitivo / The Tourist Offer in Bonito, Mato Grosso do Sul, Brazil: The Creative Potential as Competitive Differential
     
     


Autor(es):
Fagundes, Camila
Guerra Ashton, Mary Sandra


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 8, n. 1 (2016): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas; Turismo;; Turismo Criativo; Turismo de Natureza; Competitividade; Desenvolvimento; Bonito/MS.


Resumo: Este estudo de caso tem por objetivo investigar a oferta turística municipal de Bonito, Mato Grosso do Sul, identificando o potencial do turismo criativo como diferencial competitivo, a partir da experiência vivenciada por um grupo de turistas, em 2014 e 2015. Foi utilizado o método exploratório descritivo e a observação participante, numa pesquisa qualitativa, e estudo de caso. Bonito é destino turístico brasileiro com merecido destaque, em especial, no segmento de turismo de natureza. Porém, para manter um destino competitivo e em desenvolvimento, são necessárias novas e diversificadas propostas de atividades turísticas, entre elas a associação ao turismo criativo como um diferencial. PALAVRAS-CHAVE: Turismo. Turismo Criativo. Competitividade. Bonito, MS, BrasilThis study case aims to investigate the municipal tourism offer in Bonito identifying the potencial of the creative tourism as a competitive advantage from the experience lived by a group of tourists in August 2014. The method was the exploratory descriptive and participant observation in qualitative research and study case. Bonito is the Brazilian tourism destination with highlighting especially in nature tourism segment. However, to maintain a competitive destination under development requires new and diversified proposals for tourist activities among them was evaluated the possibilities of creative tourism offering as a Bonito differential. KEYWORDS: Tourism. Creative Tourism. Competitiveness. Bonito, MS, Brazil Camila Fagundes - Mestranda, Programa de Pós-graduação em Qualidade Ambiental na Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil. Currículo http://lattes.cnpq.br/3692997949794700. E-mail: camilafagundes@feevale.brMary Sandra Guerra Ashton – Doutora. Professora e pesquisadora do Mestrado em Indústrias Criativas da Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil Currículo lattes.cnpq.br/7976259576722028 E-mail:. marysga@feevale.br