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A utilização da análise fatorial para a determinação das características do mercado ecoturístico
 
     A utilização da análise fatorial para a determinação das características do mercado ecoturístico
     
     


Autor(es):
Amend, Marcos
Silva, João Carlos Garzel Leodoro da
Niefer, Inge Andréa
Martins, Gilson


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 4 n. 10 (2002); 27-42

Palavras-chave:


Resumo: Este trabalho visa demonstrar a aplicabilidade da técnica estatística multivariada da análise fatorial na Avaliação do Mercado Ecoturístico. Os dados para o trabalho são provenientes de Pesquisa realizada na comunidade de Barra do Superagüi no Parque do Superagüi – Paraná. Avaliaram-se as atividades de interesse, Percepção do local e motivação dos ecoturistas. A pesquisa cobriu 21 atividades e foram agrupadas em seis fatores. De forma semelhante, avaliaram-se 15 variáveis sobre a percepção do local, o que resultou também em seis fatores. Finalmente foram avaliadas 10 variáveis de motivação, que resultaram em três fatores. Com base nos resultados da pesquisa, pode-se concluir que a análise fatorial pode ser utilizada como suporte na determinação das características do mercado ecoturístico, não dispensando, no entanto, outras análises para a definição de modelos de desenvolvimento do ecoturismo. Palavras-chave: Análise factorial, Ecoturismo, Superagüi-PR