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MARKETING TURÍSTICO E PROMOÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE AS AÇÕES DE COMUNICAÇÃO EMPREENDIDAS PELA EMPRESA DE TURISMO DE PERNAMBUCO
 
     MARKETING TURÍSTICO E PROMOÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE AS AÇÕES DE COMUNICAÇÃO EMPREENDIDAS PELA EMPRESA DE TURISMO DE PERNAMBUCO
     
     


Autor(es):
Souza, Anderson Gomes de
Kovacs, Michelle Helena


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 11 n. 2 (2009); 201-217

Palavras-chave:
Marketing Turístico; Investimento Público; Promoção


Resumo: O marketing turístico tem sido empregado por diversas empresas do setor como meio de comunicação com seus clientes. Este estudo apresenta a forma como o órgão oficial do turismo em Pernambuco tem promovido o produto turístico local. Primeiramente, dados acerca da utilização da comunicação de marketing pela EMPETUR foram explorados. Para tanto, realizaram-se encontros com os responsáveis pela administração do órgão, além de entrevista pessoal com a diretoria da unidade de marketing turístico. Assim, foram analisadas as informações e dados estatísticos disponíveis acerca do número de visitantes ingressos a Pernambuco, durante o período de 2003 a 2006 e, como estes foram levados a optar pelo Estado como destinação turística. Diante dos estudos realizados pela própria EMPETUR junto com turistas que visitaram o estado entre os anos citados, uma pequena porcentagem deles afirmou ter sido alguma das ferramentas de promoção de marketing utilizadas pelo governo; o que realmente influenciou na escolha do destino. Ficou clara, então, a necessidade de maiores investimentos em comunicação, a fim de atrair um número maior de visitantes ao estado.