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O Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e sua Apropriação pelo Turismo no Estado de Sergipe (1937 – 1979)
 
     O Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e sua Apropriação pelo Turismo no Estado de Sergipe (1937 – 1979)
     
     


Autor(es):
Azevedo, Denio Santos
Andrade, Polyana Bittencourt


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 6, n. 2 (2014): Dossiê História

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas/Turismo


Resumo: No Brasil, o Turismo foi utilizado pelos atores sociais que planejaram o projeto de construção da identidade nacional, no Estado Novo. Durante a ditadura militar, ele foi um aliado importante no processo de integração nacional. Os planejadores turísticos caminharam de acordo com o contexto histórico no qual estavam inseridos e transformaram as cidades e o patrimônio histórico e artístico nacional em atrativos turísticos. O presente estudo procura demonstrar os usos dos bens patrimonializados em Sergipe, na promoção turística das cidades, até o final da década de 1970. A partir do Arquivo Noronha Santos foi feito um levantamento dos bens culturais tombados no Brasil entre 1937 e 1945, com destaque para aquele tombados em Sergipe. Foi analisada, ainda a imprensa local, os guias turísticos, periódicos, cartazes e panfletos produzidos nos período, para identificar nas narrativas sobre o patrimônio tombado apropriado como atrativo turístico. Acredita-se que a seleção do patrimônio histórico e artístico nacional influenciou de forma significativa na escolha dos atrativos turísticos das cidades sergipanas. The National Historical and Artistic Heritage and its Appropriation by the Tourism in the State of Sergipe, Brazil (1937 - 1979) - In Brazil, tourism was used by social actors who planned the project of construction of national identity during 'New State' [Estado Novo]. During the military dictatorship tourism has been an important ally in the process of national integration. Considered the historical context, tourism planners turn the cities and heritage into tourist attractions. This study aims to demonstrate the uses of heritage in promoting local tourism in Sergipe, until the end of the 1970s. The research took place in the file Noronha Santos to list the selected cultural goods in Brazil between 1937 and 1945, highlighting the historical and artistic heritage in Sergipe. Analyzed the local press and travel guides, magazines, posters and leaflets produced by social actors who were involved with the implementation of tourism in Sergipe it demonstrates the use of heritage as a tourist attraction. It is demonstrated that the selection of the historical and artistic heritage has significantly influenced to include a few cities as tourist attractions in Sergipe.