Publicações de Turismo
Nova busca:        


ANÁLISE DO “PRODUTO BALNEÁRIO CAMBORIÚ” A PARTIR DE SEU
 
     ANÁLISE DO “PRODUTO BALNEÁRIO CAMBORIÚ” A PARTIR DE SEU
     
     


Autor(es):
Minella, Arno
Santos, Carla Andrade de Novaes dos
Tomelin, Carlos Alberto
Tomelin, Éster
Boccardo, Fernanda Cartezani
Canani, Ivone Selva Santos
Moura, José Renato Canquirini
Crispim, Lizete de Oliveira
Buratto, Marlene
González, Norma Ernestina Klein de
Krause, Rodolfo Wendhausen


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 1 n. 2 (1998); 23-38

Palavras-chave:
Hotelaria; Planejamento; Marketing


Resumo: O estudo, aqui apresentado, teve sua origem em pesquisa realizada no parque hoteleiro de Balneário Camboriú como trabalho da disciplina de Administração Hoteleira, do curso de mestrado em Turismo e Hotelaria da Univali. Com a análise destes dados verificou-se a gravidade da crise por que passa atualmente este balneário, o que torna urgente a determinação de ações planejadas e coordenadas para reverter este quadro. Sobre o cenário descrito, e considerando os dados levantados, foi aplicado o método do SWOT ANALYSIS e, posteriormente, feito um prognóstico para a situação atual. Finalmente, apresentou-se um plano de ações a serem implementadas, que partem dos seguintes princípios: 1. Determinação dos setores envolvidos e que deverão atuar de forma conjunta e coordenada; 2. Envolvimento destes, de forma a ser determinado os pontos que deverão ser trabalhados, em que ordem e os responsáveis pela execução; 3. Mudança do atual conceito de vendas para um conceito de marketing e, dentro deste enfoque, com acompanhamento de especialistas, fazer as abordagens para os problemas existentes e propostas de ações para sua resolução. Desta forma, o curso de mestrado espera dar início à discussão do problema, apresentando uma proposta, fundamentada em uma metodologia própria, que poderá conduzir a um plano de ações cronologicamente estabelecido dentro das possibilidades e objetivos a serem alcançados.