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A ÉTICA NOS SERVIÇOS ECOTURÍSTICOS
 
     A ÉTICA NOS SERVIÇOS ECOTURÍSTICOS
     
     


Autor(es):
Ruschmann, Doris Van de Meene


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 1 n. 1 (1998); 09-18

Palavras-chave:
Prestação de Serviços; Empresários; Comunidades Receptoras; Código de Ética; Turismo


Resumo: A prestação dos serviços ecoturísticos vem apresentando aspectos preocupantes no que se refere à comercialização da sua matéria prima: a natureza. O relacionamento dos agentes do ecoturismo, constituídos pelos empresários do setor, os turistas e as comunidades receptoras, além do próprio meio natural e sócio-cultural no qual a atividade acontece, têm diferentes graus de envolvimento, de expectativas e de comportamentos. Uma postura ética, que considera o que é certo e o que é errado no uso e aproveitamento das singularidades ambientais dos meios visitados, necessita de uma reflexão maior e a implantação de um código de ética que estabeleça os limites da convivência. Com isto, estará sendo dado um importante passo para a proteção e a sustentabilidade dos locais e das comunidades visitadas para as gerações futuras.