Publicações de Turismo
Nova busca:        


TURISMO GLS E O PERFIL DO SEU PÚBLICO CONSUMIDOR NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ
 
     TURISMO GLS E O PERFIL DO SEU PÚBLICO CONSUMIDOR NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ
     
     


Autor(es):
Sanches, Thiago Cardassi
Mancini, Lorena Angélica
Nascimento, Márcio A. Neman


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 13 n. 1 (2011); 81-95

Palavras-chave:
Turismo GLS; homossexualidade; segmentação de mercado.; Turismo GLS


Resumo: O turismo é atualmente o maior gerador de fluxos e deslocamentos do mundo, podendo configurar-se como um instrumento de desenvolvimento e inclusão quando realizado de forma consciente e sustentável. As tendências mundiais indicam uma segmentação de mercados cada vez mais específica, não no sentido limitador, mas pelo contrário, buscando uma participação cada vez expressiva de grupos minoritários que até então não eram inclusos nesse mercado. Este é o exemplo da comunidade LGBT, cuja visibilidade aumenta gradativamente com a criação de políticas públicas e projeção midiática, proporcionando às pessoas de orientação sexual não heterossexual a possibilidade de viver sua sexualidade de forma mais aberta e inclusiva. O segmento de turismo GLS aumenta exponencialmente a cada ano, mas ainda carece de muito preparo para bem atender a seu público consumidor. O presente artigo apresenta um resumo das principais fontes de pesquisas nacionais e internacionais sobre o tema, bem como os resultados obtidos através de um levantamento in loco na região norte do Paraná, para identificar as características desta população a respeito da participação em eventos turísticos GLS.