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O MÉTODO DEA E ANÁLISE DE CORRELAÇÃO PARA AVALIAÇÃO DE EFICIÊNCIA DE EMPRESAS, COM APLICAÇÃO A EMPRESAS TURÍSTICAS
 
     O MÉTODO DEA E ANÁLISE DE CORRELAÇÃO PARA AVALIAÇÃO DE EFICIÊNCIA DE EMPRESAS, COM APLICAÇÃO A EMPRESAS TURÍSTICAS
     
     


Autor(es):
Guimarães, Fernanda Alves Rocha
Fortes, Mauri
Ferreira, Wanyr Romero
Paiva, Ricardo Viana Carvalho de


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 12 n. 3 (2010); 258-276

Palavras-chave:
Data Envelopment Analysis. DEA Estocástica. Eficiência em turismo.; Métodos quantitativos em turismo


Resumo: A análise por envoltória de dados (DEA) tem-se mostrado uma técnica segura para avaliar e comparar unidades de negócios que podem incluir uma ou múltiplas empresas, municípios ou regiões. Devido à sua simplicidade, ela é uma técnica que pode se tornar particularmente importante nas situações altamente complexas encontradas quando da tomada de decisões associadas ao turismo. Neste trabalho propõe-se uma metodologia que envolve o uso associado da técnica não-paramétrica DEA e da análise estocástica (paramétrica) de correlação. A utilidade do método é avaliada pela sua aplicação na solução de dois problemas-exemplo associados ao turismo. O primeiro exemplo mostra a avaliação da eficiência relativa das diferentes unidades de uma cadeia de fast food e permite afirmar que a técnica proposta pode ser aplicada diretamente à cadeia de restaurantes, agências de viagens, etc. O segundo exemplo relaciona-se com a avaliação da eficiência de hotéis de uma cadeia, com base em duas variáveis de saída: satisfação do cliente e relação custo-benefício, e seis variáveis de entrada (relacionadas a custos): preço, conveniências, conforto do quarto, controle de temperatura, serviço e qualidade dos alimentos. Os resultados mostram que o método proposto é altamente eficaz quando usado para eliminar variáveis de entrada ou de saída significativamente correlacionadas.