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PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS NOS CAMINHOS DA ESTRADA REAL
 
     PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS NOS CAMINHOS DA ESTRADA REAL
     
     


Autor(es):
Luz, Talita Ribeiro
Carrieri, Alexandre De Pádua
Pereira, Maria Cecília


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 13 n. 1 (2011); 96-114

Palavras-chave:
Gestão de Pessoas. Turismo. Estrada Real.; Administração/Gestão de Pessoas.


Resumo: Este artigo investigou os modelos e práticas de gestão de pessoas, adotadas por estabelecimentos de hospedagem e prefeituras municipais em roteiros da Estrada Real em Minas Gerais, com o objetivo de identificar e divulgar as práticas mais eficazes para a manutenção e o desenvolvimento de pessoas, tendo em vista a sustentabilidade do turismo. Pretendeu ainda levantar os problemas relativos à gestão de pessoas nas organizações do ramo de atividade turística. Foi realizada uma pesquisa quali-quanti, de caráter exploratório, sendo a coleta de dados realizada mediante entrevistas semi-estruturadas e questionários enviados pela internet. Foram investigados proprietários ou gerentes de estabelecimentos de hospedagem, e representantes ou gestores da área de turismo em prefeituras municipais. A escolha das cidades e dos estabelecimentos deu-se pelo critério de acessibilidade. Os resultados mostraram que os estabelecimentos de hospedagem e prefeituras municipais adotam práticas tradicionais de gestão de pessoas, além de não exigirem qualificação de seus empregados. Revelaram ainda que a Estrada Real é um projeto relativamente desconhecido por parte dos estabelecimentos e considerado pouco efetivo por parte das prefeituras. Falta um trabalho sistemático de divulgação do Projeto Estrada Real e há uma atitude passiva dos governos locais diante das oportunidades oferecidas pelos governos federal e estadual.