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MARKETING DE LOCALIDADES: UMA ABORDAGEM AMPLIADA SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA CIDADE OU REGIÃO
 
     MARKETING DE LOCALIDADES: UMA ABORDAGEM AMPLIADA SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA CIDADE OU REGIÃO
     
     


Autor(es):
Minciotti, Silvio Augusto
da Silva, Edson Coutinho


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 13 n. 3 (2011); 329-346

Palavras-chave:
Marketing de Localidade; Marketing de Cidades; e Marketing Territorial.


Resumo: Muito poucas localidades buscam seu desenvolvimento através de um sério planejamento estratégico voltado para o mercado. Estamos falando de Marketing, a atividade que tem por finalidade administrar processos de troca, visando sempre maximizar a satisfação das partes envolvidas. Na realidade, a essência da questão do desenvolvimento de uma localidade reside em gerenciar bem um processo de troca entre a cidade ou região e seus diversos públicos ou mercados-alvo. Essa troca é, em tudo e por tudo, comparável ao que acontece, por exemplo, com as empresas que trocam os benefícios que seus produtos ou serviços possam oferecer a um determinado segmento de mercado, pela remuneração decorrente da venda do mesmo. Neste ensaio objetiva-se apresentar um modelo desenvolvido pelos autores a partir de uma revisão bibliográfica, no qual se identificam os diferentes públicos-alvo que devem ser considerados no Planejamento de Marketing aplicado a uma localidade e o contexto da aplicação de Marketing às localidades. A revisão da literatura possibilita uma interessante discussão conceitual acerca dessa aplicação de Marketing, inclusive abordando os cuidados para sua implementação.