Publicações de Turismo
Nova busca:        


FATORES DE INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS EM HOTÉIS E POUSADAS
 
     FATORES DE INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS EM HOTÉIS E POUSADAS
     
     


Autor(es):
Carvalho, Nadia Lidiane do Nascimento
Silva, Anielson Barbosa da
Zago, Celia Cristina


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 13 n. 2 (2011); 201-219

Palavras-chave:
Competências; Gerentes; Turismo e hospitalidade.; Competências Gerenciais


Resumo: A prática gerencial demanda a mobilização e combinação de um conjunto de competências. Neste estudo objetiva-se identifi car os fatores de infl uência no contexto da ação de gerentes de hotéis e pousadas. No estudo foi utilizada uma abordagem qualitativa e a entrevista semiestruturada foi a técnica escolhida para a coleta dos dados. A análise de conteúdo subsidiou a categorização dos dados. Os resultados revelaram que a percepção dos gerentes do signifi cado de competências está mais relacionada às competências técnicas, de processo e de negócios, com menor ênfase nas competências comportamentais e sociais. O foco das competências em ação não fi ca evidente nos discursos dos entrevistados. A lógica parece estar mais vinculada a atributos do que nos processos de interação. Os fatores de infl uência no desenvolvimento de competências identifi cados abrangem os imprevistos, a comunicação, a mobilização de recursos, a experiência com a gerência, as relações pessoais com pares e colaboradores, o reconhecimento social e a educação formal. Os resultados da pesquisa indicam a necessidade de aprofundar o estudo sobre as competências gerenciais no setor hoteleiro, mas contribuem para ampliar a compreensão da natureza dinâmica e interativa das competências no contexto da ação profi ssional.