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Memória, Identidade e Patrimônio: Uma Análise dos Comentários Postados no Site Tripadvisor sobre a Casa Da Tapioca [Rio Grande do Norte, Brasil] / Memory, Identity and Heritage: An Analysis of the Comments Posted on Tripadvisor Website about Casa da Tapioca [Rio Grande do Norte, Brazil]
 
     Memória, Identidade e Patrimônio: Uma Análise dos Comentários Postados no Site Tripadvisor sobre a Casa Da Tapioca [Rio Grande do Norte, Brasil] / Memory, Identity and Heritage: An Analysis of the Comments Posted on Tripadvisor Website about Casa da Tapioca [Rio Grande do Norte, Brazil]
     
     


Autor(es):
Sant'ana, Romário Oliveira de
Oliveira, Almir Félix Batista de
Ferreira, Lissa Valéria Fernandes


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 12, n. 4 (2020): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas/Turismo; Turismo; Tourism; Gastronomia; Gastronomy; Patrimônio Cultural; Cultural Heritage; Casa da Tapioca; Rio Grande do Norte, Brasil, Brazil


Resumo: RESUMOO objetivo do estudo é o de detectar experiências relacionadas com memória, identidade e patrimônio, em depoimentos postados no site TripAdvisor sobre a Casa da Tapioca. Trata-se de uma pesquisa predominantemente qualitativa, utilizando-se comentários de 2013 a 2019, com análise de dados realizada através do software Iramuteq e da técnica de análise de conteúdo. Dos 117 comentários obtidos, 51% foram potiguares. Na nuvem de palavras e análise de similitude destaca-se , indicando permear o imaginário das pessoas e evocar o que há de mais enraizado na culinária local. As memórias afloraram nas categorias: antigo, tradicional e interiorano; identidade em: rústico, simplicidade, indígena, original/artesanal, brasileiro e nordestino; patrimônio em: proteção e manutenção. Conclui-se que os componentes de ordem cultural presentes na Casa da Tapioca produzem uma atmosfera percebida por residentes e turistas.  Ocorre uma verdadeira valorização da cultura, ao passo que agrega importância para o desenvolvimento de um turismo com identidade gastronômica forte.PALAVRAS-CHAVETurismo; Gastronomia; Patrimônio Cultural; Casa da Tapioca; Rio Grande do Norte, Brasil. ABSTRACTThe aim of the study is to detect experiences related to memory, identity and heritage in comments posted on the TripAdvisor website about Casa da Tapioca. It is a predominantly qualitative research, using the comments from 2013 to 2019, with data analysis performed using the Iramuteq software and the content analysis technique. Of the 117 comments obtained, 51% were potiguares. In the word cloud and similarity analysis, stands out, indicating that it permeates people's imagination and evokes what is most rooted in local cuisine. Memories surfaced in the categories: old, traditional and country; identity in: rustic, simplicity, indigenous, original/handmade, Brazilian and Northeastern; heritage in: protection and maintenance. It is concluded that the cultural components present in Casa da Tapioca produce an atmosphere perceived by residents and tourists. There is a real appreciation of culture, while adding importance to the development of tourism with a strong gastronomic identity.KEYWORDSTourism; Gastronomy; Cultural Heritage; Casa da Tapioca; Rio Grande do Norte, Brazil. AUTORIARomário Oliveira de Sant'ana – Doutor. Professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6507020624709547.  E-mail: romario_os@hotmail.comAlmir Félix Batista de Oliveira - Doutor. Professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6348825553522569. E-mail: almirfbo@yahoo.com.brLissa Valéria Fernandes Ferreira - Doutora. Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8015374156967844. E-mail: lissaferreira.iadb@yahoo.es REFERÊNCIASBahls, A., Krause, R. W. & Añaña, E. S. (2019). Comprensión de los conceptos de culinaria y gastronomia: una revisión y propuesta conceptual. Estudios y Perspectivas en Turismo, 28, 312-330. LinkBahls, A., Krause, R. W. & Farias, F. S. (2015). Planejamento gastronômico em destinos turísticos: uma comparação entre o panorama nacional e o estrangeiro. Revista Rosa dos Ventos – Turismo e Hospitalidade, 7(2), 223-241. LinkBardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: 70.Beni, M. C. (2008). Análise estrutural do turismo. São Paulo: Senac.Brasil - Constituic¸a~o da Repu´blica Federativa do Brasil. (1988). Brasília. LinkBrito, L. M. (2019). Elementos de influência no apego ao lugar de destino pelos turistas em Minas Gerais. Tese, Doutorado em Administração de Empresas, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, SP, Brasil. 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