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PRÁTICAS DE RECURSOS HUMANOS NA GESTÃO DO SETOR HOTELEIRO CAPIXABA
 
     PRÁTICAS DE RECURSOS HUMANOS NA GESTÃO DO SETOR HOTELEIRO CAPIXABA
     
     


Autor(es):
de Mello, Andreza Sampaio
Leite da Silva, Alfredo Rodrigues
da Silva Júnior, Annor
Carrieri, Alexandre de Pádua


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 13 n. 3 (2011); 362-379

Palavras-chave:
Gestão; Hotelaria; Práticas de recursos humanos.


Resumo: Objetiva-se neste artigo compreender o processo que levou os gestores e demais funcionários de hotéis da cidade de Vitória/ES aos posicionamentos em relação às práticas de recursos humanos. A abordagem proposta discute as práticas organizacionais voltadas para a lógica da integração organizacional e para a lógica dos aspectos subjetivos das relações humanas no âmbito da organização. Os dados empíricos foram coletados por meio de observação assistemática, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com 6 gestores e 12 funcionários de nível operacional de hotéis da cidade de Vitória/ES e submetidos à analise do conteúdo (BARDIN, 1977) na abordagem temática. Os resultados indicam que os posicionamentos assumidos pelos atores dos hotéis pesquisados são construídos a partir de um processo que depende da relação do indivíduo com os ambientes e grupos sociais que fizeram parte de sua trajetória profissional. Os gestores manifestam um discurso que salienta as vantagens das “novas” práticas de RH para a organização; enquanto os demais funcionários destacam as contribuições delas para o seu desenvolvimento e desempenho pessoal. Essa construção distinta reflete as diferenças entre as pessoas que atuam no setor e a heterogeneidade que envolve as articulações dessas pessoas em torno das práticas de RH.