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ANÁLISE DA IMAGEM DO BRASIL POR MEIO DO ANHOLT NATION BRANDING INDEX
 
     ANÁLISE DA IMAGEM DO BRASIL POR MEIO DO ANHOLT NATION BRANDING INDEX
     
     


Autor(es):
Mariutti, Fabiana Gondim
Giraldi, Janaina de Moura Engracia


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 14 n. 1 (2012); 067-081

Palavras-chave:
País de origem. Marca-país. Marca Brasil; Marca Brasil


Resumo: O turismo está em plena expansão no mercado mundial, com um crescimento acelerado previsto para esta nova década. Relacionado a tal fato, o Brasil se posiciona com representatividade pouco explorada comercialmente no cenário turístico internacional. A consideração da marca-país, como sendo a percepção da imagem e as associações da marca de uma nação - vista pelos estrangeiros, está freqüentemente presente, seja no panorama político, econômico, social, acadêmico, na moda, no esporte, no cinema e, finalmente no turismo. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é avaliar a imagem do Brasil a partir do Anholt Nation Branding Index, servindo como um importante subsídio na avaliação da marca Brasil no exterior. A metodologia utilizada foi descritiva e quantitativa, por meio de análise de dados secundários, baseada na pontuação das seis dimensões consideradas pelo Index: Pessoas; Produtos; Governo; Turismo; Cultura; Imigração e Investimento. Após tabular a pontuação destas dimensões dadas pelos quatro países Japão, China, Estados Unidos da América e Reino Unido sobre a imagem do Brasil, chegou-se à descoberta que Produtos e Governo obtiveram a maior pontuação, seguido de Pessoas, Imigração e Investimento e Turismo. A mais baixa pontuação em comum para todos os países foi a Cultura. Conclui-se, adicionalmente, que a dimensão do Index Turismo, enquanto variável para avaliação da imagem do Brasil, precisa ser trabalhada a partir da marca Brasil e sua respectiva construção e comunicação no mercado internacional para melhorar sua exposição e prospectar turistas.