Publicações de Turismo
Nova busca:        


Hotel Boutique: Apontamentos sobre Conceitos e Características / Boutique Hotel: Notes about Concepts and Characteristics
 
     Hotel Boutique: Apontamentos sobre Conceitos e Características / Boutique Hotel: Notes about Concepts and Characteristics
     
     


Autor(es):
Dall'Agnol, Natália Sophia Costa
Massukado Nakatani, Marcia Shizue


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 10, n. 3 (2018): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas/Turismo/Hospitalidade; Turismo. Tourism. Meio de Hospedagem. Lodging Facilities. Hotel Boutique. Boutique Hotel.


Resumo: Este estudo, de caráter exploratório, teve como objetivo retratar conceitos de hotel boutique, pontuados por pesquisadores de diferentes países. Os hotéis boutique foram criados com o objetivo de valorar uma tendência crescente de diferenciação e busca por distinção. Este modelo, primeiramente marcava propriedades únicas, tipicamente operadas por empresários do ramo hoteleiro local, como forma de melhorar a sua competitividade em relação às grandes redes hoteleiras. Verificou-se, a partir da pesquisa bibliográfica e documental, que não há um padrão único e conciso para caracterizar o hotel boutique, contudo, instalações de pequeno porte com design diferenciado, alta tecnologia, atendimento personalizado e excelência na hospitalidade foram uma constante nas descrições, em que também é enfatizado o valor da experiência única.PALAVRAS-CHAVETurismo. Meio de Hospedagem. Hotel Boutique.ABSTRACTThis exploratory study objective was to described concepts of boutique hotels by researchers from different countries. Boutique hotels were created to increase tendency of differentiation and search for distinction. This model evolved from unique properties typically operated by local hotel entrepreneurs as a way to improve their competitiveness in relation to large hotel chains. The documentary research shows that there is no single and concise standard to characterize a boutique hotel, yet small facilities with distinctive design, high technology, personalized service and excellence in hospitality were a constant in descriptions, in which the value of unique experience is also emphasized.KEYWORDSTourism. Lodging Facilities. Boutique hotel. AUTORESNatália Sophia Costa Dall'Agnol – Mestranda. Programa de Pós-Graduação em Turismo, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil. E-mail: dallagnol03@gmail.comMarcia Shizue Massukado Nakatani – Doutora. Programa de Pós-Graduação em Turismo, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/6733913313106990 E-mail: marcia.nakatani@gmail.com REFERÊNCIASAdner, R. (2003). Lifestyles of the rich and almost famous: the boutique hotel phenomenon in the United States. New York: Insead.Aggett, M. (2007). What has influenced growth in the UKs boutique hotel sector?. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 19(2), 169-177. LinkAngeli, R. B., Gil Torres, R. & Albuquerque Maranhão, R. F. (2012). Os muitos olhares sobre o conceito de hotel boutique. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 6(3), 305-321. LinkAnhar, L. (2001). The definition of boutique hotels. Hospitality Net. LinkAsensio, F. (2004). Cool hotels America. New York: Ed. Te Neues.Campos, J. R. V. (2005). Introdução ao universo da hospitalidade. Campinas: Papirus.Chon, K. S. & Sparrowe, R. T. (2003). Hospitalidade: conceitos e aplicações. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.Christersdotter, M. (2005) Transformers: Hip hotels and the cultural economics of aura-production. In Lofgren, O. & R. William (Org.). Magic, culture and the new economy, 73-86. Oxford: Berg Publishes.Connor, P. (2010). Managing a hotel’s image on TripAdvisor. Journal of Hospitality Marketing & Management, 19(7), 754-772. LinkDe Klumbis, D. F. & Munsters, W. (2004). Developments in the hotel industry: design meets historic properties. LinkGallego, J. F. (2002). Hostelería y productividad. Madrid: ASEHS.Horner, S. & Swarbrooke, J. (2005). Leisure Marketing: a global perspective. Oxford: Elsevier.Horodyski, G. S. (2014) O consumo na experiência turística: o caso dos souvenires no destino Curitiba, PR. (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil. LinkInstituição das Pousadas do Japão (2016). LinkJudd, D. R. (2006). Commentary: tracing the commodity chain of global tourism. Tourism Geographies, 8(4), 323–336. LinkLalanda Prista, M. (2013) Entendimentos e usos de lugar na produção social das pousadas de Portugal. Revista de Ciências Sociais - Sociedade e Cultura, 16(1), 47-58. LinkLashley C. & Morrison, A. (2004). Em busca da hospitalidade: perspectivas para um mundo globalizado. Barueri: Manole.Lea, K. (2002). Boutique hotel: fad or phenomenon? Locum Destination Review, 7, 34-39. LinkLiam, W. M. & Endean, M. (2008) Elucidating the aesthetic and operational characteristics of UK boutique hotels. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 21(1), 38-51. LinkLópez, P. C. (2010). Patrimonio y turismo: La intervención arquitectónica en el patrimonio cultural a traves del programa de Paradores de Turismo. Actas... XVIII Congreso del CEHA, Santiago de Compostela, Espanha. LinkMcintosch, A. J. & Siggs, A. (2005) An exploration of the experiential nature of boutique accommodation. Journal of Travel Research, 44(1), 74–81. LinkMcneill, D. (2009). The airport hotel as business space. Geografiska Annaler: Series B, Human Geography, 91(3), 219-228. LinkNeault, C. (2011). Le tourisme de luxe, c’estchic! Reseau de Veille Tourisme, Québec. LinkOrganização Nacional do Turismo no Japão (2016). LinkProserpio, R. (2007). O avanço das redes hoteleiras internacionais no Brasil. São Paulo: Aleph.Rabontu, C. I. & Niculescu, G. (2009). Boutique hotels: new appearances in hotel industry in Romania. Annals of the University of Petrosani, 9(2), 209-214. Link.Rodrigues, A. C. L. (2015). Pousadas de Portugal: a repositioning and differentiation strategy. (Dissertação de Mestrado). Universidade Católica Portuguesa, Portugal. LinkRogerson, J. M. (2010). The boutique hotel industry in South Africa: definition, scope, and organization. Urban Forum, 21(4), 425-439. LinkRowe, D. (2003). Sport and repudiation of the global. International Review for the Sociology of Sport, 38(3), 281-294. LinkRussell, J. (2008). Boutique & lifestyle Hotels. USA Today. LinkStorch, G. M. (2012). Hotelería boutique: nuevas tendências em alojamiento. LinkTeo, P. & Chang, T. C. (2009). Singapore’s post-colonial landscape: boutique hotels as agents. In Winter, T., Teo, P. & Chang, T. C. (Org.), Asian tour: exploring the rise of Asian tourism. Abingdon: Routledge.Tricárico, L.T.; Olivera, J. P. De; Rossini, D.M. & Miranda, P. S. (2013). Inovações em hotéis: emoção, sustentabilidade e automação como signo da arquitetura contemporânea In: Inovação e qualidade na hotelaria. p. 59-72. Faro, Portugal: UAlg.Tricárico, L. T. & Capra, R. C. (2015). Justificativa do prazer e da emoção da hotelaria atual segundo Maslow. Turismo y Desarrollo, 8(18). LinkTricárico, L. T., Rossini, D. M. & Tomelin, C. A. (2016). O significado do espaço como emoção: o hotel como signo. Hotel Semíramis, um caso. Razón y Palabra, 20(95), 566-590. LinkTricárico, L. T. & Santanna de Vargas, M. (2017). Emoção como signo dos espaços em meios de hospedagem. Caderno Virtual de Turismo, 17(1), 46-57. Link Vallen, G. K. & Vallen, J. J. (2003). Check-in, checkout: gestão e prestação de serviços em hotelaria. Porto Alegre: Bookman.Van Hartesvelt, M. (2006). Building a better boutique hotel. Lodging Hospitality, 62(14), 32-44. LinkWheeler, D. F. (2006). Understanding the value of Boutique Hotels. (Dissertação de Mestrado). Massachusetts Institute of Technology. Cambridge, MA. EUA. Link PROCESSO EDITORIALRecebido: 24 MAI 2017. Avaliado: JUN-JUL. Revisões: AGO-SET. Aceite: 18 MAI 2018.