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COUNTRY BRAND EQUITY: Avaliação dos componentes do valor do Brasil por estudantes canadenses
 
     COUNTRY BRAND EQUITY: Avaliação dos componentes do valor do Brasil por estudantes canadenses
     
     


Autor(es):
Yamanaka, Gisele Amina
Giraldi, Janaina de Moura Engracia


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 15 n. 1 (2013); 034-056

Palavras-chave:
Country Brand Equity. Imagem de País. Brasil. Turismo.; Marketing


Resumo: O contexto de grande competitividade e mudanças constantes do ambiente torna o conceito de country brand equity (valor agregado ao produto derivado da associação com o país) relevante para as nações do mundo todo. Estudos sobre o conceito podem ajudar as organizações do setor de turismo a agregar valor às suas ofertas. Este artigo avaliou os componentes do country brand equity do Brasil, a partir da perspectiva de um grupo de estudantes canadenses, verificando diferenças devidas ao gênero dos respondentes e ao conhecimento que possuem do país. Realizou-se uma pesquisa descritiva por meio de um estudo transversal único em uma amostra, com a coleta dos dados em forma de questionário online. Os resultados mostraram que os estudantes canadenses do sexo feminino tendem a avaliar melhor o Brasil do que os de sexo masculino. As análises também mostraram que há uma grande influência do conhecimento sobre o país na avaliação dos componentes do CBE do Brasil. Verificou-se, entretanto, que muitos dos componentes do CBE do Brasil são informações de conhecimento geral das pessoas, estando fortemente presentes em suas mentes, de tal forma que, mesmo aquelas que vieram a conhecer o país não tiveram as suas avaliações alteradas. Os eventos internacionais que serão sediados pelo Brasil tornam este tema de grande relevância para a sociedade brasileira, sobretudo para as autoridades, que podem traçar planos e estratégias mais concretas para melhorar a avaliação que estrangeiros têm do país.