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GESTÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING EM UMA EMPRESA DE TURISMO RURAL
 
     GESTÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING EM UMA EMPRESA DE TURISMO RURAL
     
     


Autor(es):
SCHARF, Dr., EDSON ROBERTO
Fernandes, Josiane
Orlandi, Orlandy


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 15 n. 2 (2013); 226-243

Palavras-chave:
Gestão ambiental. Estratégias de marketing. Turismo rural. Sustentabilidade. Turismo sustentável.


Resumo: Este estudo apresenta o relato da experiência de uma organização que adota a gestão ambiental no seu cotidiano empresarial. Especificamente, buscou-se identificar se a atuação da empresa atende às variáveis dependentes ‘lucro corporativo’ e ‘poluição’, da plataforma conceitual de Huang e Rust (2011), e se o conjunto destas ações é transformado em estratégia de marketing. Consiste em um estudo de caso, sendo uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório. A técnica de coleta de dados foi a de entrevistas semiestruturadas com os dois proprietários fundadores da empresa. No tratamento dos dados foi utilizada a análise da narrativa. Os resultados demonstraram que a empresa possui processos de melhoria contínua na gestão ambiental, adotando preceitos de turismo rural. Entretanto se observou que os proprietários não abordam esses processos como estratégia de marketing, mas como consequência operacional dos negócios. Por último, as ações adotadas pela empresa, nas áreas ambiental e empresarial não têm sido suficientes para confirmar que as variáveis dependentes estudadas ‘lucro corporativo’ e ‘poluição’ realçam o lucro, mesmo com o acréscimo do nível de consumo.