Publicações de Turismo
Nova busca:        


Revenue Management a Gestão de Receitas na hotelaria em Foz do Iguaçu – PR
 
     Revenue Management a Gestão de Receitas na hotelaria em Foz do Iguaçu – PR
     
     


Autor(es):
Boaria, Francieli
Anjos, Sara Joana Gadotti dos


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 16 n. 1 (2014): Janeiro-Abril; 92-114

Palavras-chave:


Resumo: Originado na indústria aérea, o Revenue Management (RM) foi criado como uma ferramenta gerencial para maximizar os lucros e manter as vantagens competitivas de empresas do setor. Se os clientes fazem reserva antecipada, as tarifas baixas poderão estar disponíveis, mas se os clientes tentam no último minuto, eles provavelmente terão de pagar a tarifa cheia. A indústria aérea foi a pioneira na utilização do RM e, posteriormente, sua gestão foi aplicada em outras áreas, como no setor de hospedagem, aluguel de automóveis, cassinos, transportes ferroviários, indústria de cruzeiros, entre outros. Na indústria hoteleira, os hotéis podem aumentar a sua receita em relação à demanda de quartos disponibilizados pela previsão dos dados históricos. Este estudo visa analisar o desempenho do método Revenue Management num hotel em Foz do Iguaçu - PR. Com abordagem quantitativa, método de estudo de caso, analisaram-se os dados num período de 03 anos 2009, 2010 e 2011, num hotel internacional, localizado em Foz do Iguaçu (PR), período este de implantação do Revenue Management. Os resultados apontam para uma evolução significativa na diária média, taxa de ocupação e receita total, após a implantação da ferramenta gerencial.