Publicações de Turismo
Nova busca:        


Agências de Viagens e Turismo e o Impacto da Internet: um Estudo Bibliométrico
 
     Agências de Viagens e Turismo e o Impacto da Internet: um Estudo Bibliométrico
     
     


Autor(es):
Marsilio, Maguil
Vianna, Silvio Luiz Gonçalves


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 16 n. 2 (2014): Maio-Agosto; 450-476

Palavras-chave:


Resumo: As agências de viagens e turismo são empresas distribuidoras dos produtos turísticos. A internet está inserida de maneira significativa no cotidiano destas empresas e mudou totalmente a forma de atuação nos negócios. Em razão disto, o objetivo deste artigo é visualizar no âmbito acadêmico qual a quantidade e a diversidade de pesquisas existentes sobre esse o tema ligado às agências de viagens e turismo e o impacto da internet. Para alcançar este objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliométrica, com um corte longitudinal, nas bases de dados internacionais: SAGE, EMERALD e SCIENCE DIRECT e na principal base de dados nacional, que é a dos Periódicos CAPES, no período de 1999 a 2013. Os resultados apontam para a predominância de publicações estrangeiras, poucos artigos (28) com relação direta ao tema, a inexistência de uma tendência que defina os autores principais sobre o tema e a concentração das publicações em um dos periódicos da área que abrange mais de 50% (cinquenta por cento) dos artigos considerados na pesquisa. Palavras-chave: Turismo. Agências de Viagem. Internet. Estudo Bibliométrico.