Publicações de Turismo
Nova busca:        


TURISMO RECEPTIVO: UMA ANÁLISE DOS CITY TOURS DE CURITIBA
 
     TURISMO RECEPTIVO: UMA ANÁLISE DOS CITY TOURS DE CURITIBA
     
     


Autor(es):
Pazini, Raquel
Manosso, Franciele Cristina
Bizinelli, Camila
Gândara, José Manoel Gonçalves


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 16 n. 3 (2014): Agosto-Dezembro; 599-628

Palavras-chave:


Resumo: A inovação e a criatividade, bem como a experiência e a perspectiva emocional do consumo dentro do contexto da competitividade dos destinos turísticos, tornam-se ‘ferramentas’ relevantes para o posicionamento dos produtos e dos serviços no mercado turístico. O objetivo do presente estudo é analisar de que forma um dos principais produtos de turismo receptivo, o city tour, comercializado na cidade de Curitiba, vem empregando os motes relacionados aos conceitos de ‘criatividade/inovação’ e ‘experiência/emoção’. A metodologia empregada se relaciona, diretamente, com questões qualitativas, sendo realizadas, para o alcance dos resultados, cinco entrevistas com as agências associadas ao Núcleo de Receptivo presente em Curitiba. Além das entrevistas, empregaram-se a pesquisa bibliográfica e documental, para que se pudessem compreender os conceitos da discussão teórica do estudo. Os resultados da pesquisa mostram que o city tour contempla determinados aspectos dos conceitos atrelados à inovação, à criatividade, à experiência e à emoção, de acordo com o perfil da empresa e das necessidades da demanda. Palavras-Chave: City tour. Criatividade. Inovação. Experiência.Emoções.Curitiba/PR.