Publicações de Turismo
Nova busca:        


Produto Turístico Cultural: A Tapeçaria em Lagoa do Carro [Pernambuco, Brasil] - Cultural Tourism Product: The Tapestry in Lagoa do Carro [Pernambuco, Brazil]
 
     Produto Turístico Cultural: A Tapeçaria em Lagoa do Carro [Pernambuco, Brasil] - Cultural Tourism Product: The Tapestry in Lagoa do Carro [Pernambuco, Brazil]
     
     


Autor(es):
Cavalcanti da Silva Belchior, Maria Helena
de Souza Melo, Ana Julia
Widmer, Gloria Maria
da Silva Alcoforado, Elidomar
Ramos Leão Paes, Elissélia Keila


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 9, n. 1 (2017): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas/Turismo; Turismo. Cultura. Artesanato. Tapeçaria. Lagoa do Carro. Pernambuco, Brasil


Resumo: A Lagoa do Carro está localizada em Pernambuco, no Nordeste do Brasil, e é conhecida por sua tradição na produção artesanal de tapetes que é mantida e transmitida de geração em geração como um legado. Expressividade e influência desta atividade na comunidade criam empregos e oportunidades de turismo por seu atrativo cultural. A presente investigação tem como objetivo apresentar a relevância da Lagoa do Carro no contexto turístico-cultural e suas conseqüências para a comunidade local. A pesquisa é apoiada por técnicas exploratórias e explicativas. É possível destacar a importância da produção artesanal de tapetes como um conhecimento tradicional, como um legado cultural e como uma atração turística. Além disso, os sentimentos de identidade, pertencimento e apreço da comunidade pela arte são elementos que devem ser encorajados, visando tanto a melhoria socioeconômica da comunidade como o desenvolvimento de um turismo que enriqueça a cultura e o bem-estar social.PALAVRAS-CHAVETurismo. Cultura. Artesanato. Tapeçaria. Lagoa do Carro. Pernambuco, BrasilABSTRACTLagoa do Carro is located in Pernambuco, Northeast of Brazil, and is known by its tradition in craftwork production of carpets that is maintained and transmitted from generation to generation as a legacy. Expressiveness and influence of this activity in community create jobs and tourism opportunities by its cultural attractive. Present investigate aims to present the relevance of Lagoa do Carro in the tourist-cultural context and its consequences to local community. Research is supported by exploratory and explanatory techniques. It’s possible to highlight importance of craftwork production of carpets as a traditional knowledge, as a cultural legacy and as a tourist attraction. In addition, feelings of identity, belonging and community appreciation for art are elements that should be encouraged, targeting both the socioeconomic improvement of the community and the development of a tourism that enrich culturally the social well-being.KEYWORDSTourism. Culture. Handicraft. Lagoa do Carro. Pernambuco, Brazil. AUTORESMaria Helena Cavalcanti da Silva Belchior – Mestra. Professora da Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco.  Curriculo:  http://lattes.cnpq.br/9037552956224605. Email: mhcavalcanti@gmail.comAna Julia de Souza Melo – Mestre. Professor da Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco. Currículo: http://lattes.cnpq.br/9793338660298120. E-mail: anjutur@gmail.comGloria Maria Widmer – Doutora. Professor da  Universidade Federal de Pernambuco, , Recife, Pernambuco. Currículo: http://lattes.cnpq.br/0420625111144193. E-mail: gmwidmer@uol.com.brElidomar da Silva Alcoforado – Mestre. Professor da Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco. Currículo: http://lattes.cnpq.br/6864014988621371. E-mail: elidomar.alcoforado@gmail.comElissélia Keila Ramos Leão Paes – Mestra. Professora da Universidade Federal de Pernambuco,. Recife, Pernambuco. Currículo: http://lattes.cnpq.br/4130941846397528. E-mail: elisselia@hotmail.com REFERENCIASAgência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe Fidem) (2013). Perfil municipal. Lagoa do Carro.Bardin, L. (2006). Content analysis. Lisbon: Editions, 70.Brasil. Ministério do Turismo (2015). Plano Nacional de Turismo 2013-2016. Brasília, Ministério do Turismo.Brasil. Lei 13.180-2015 (2015).Bryman, A. (2015). Social research methods. Oxford: Oxford University Press.Campos, L. J. de, Alquatti, R. & Pereira, I. (2012). Artesanato, cultura e turismo: o discurso estético-político nas arpilleras. Revista Hospitalidade, 9(2), 235-253.Davies, A. & Elder, C. (eds.) (2008). Handbook of applied linguistics. W Jersey: NeJohn Wiley & Sons.Gagliardi, C.M.R. (2015). O patrimônio cultural como atrativo turístico, p. 149-162, In: Panosso Netto & Ansarah M.G. dos R. (orgs.). Produtos turísticos e novos segmentos de mercado – planejamento, criação e comercialização. Barueri, SP: Manole.Gastal, S. (2012). Turismo e cultura: aproximações e conflitos, p. 235-255. In Beni, M.C. Turismo: planejamento estratégico e capacidade de gestão. São Paulo: Manole.Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas.Gerring, J. (2007). Case study research: principles and practices. Cambridge: Cambridge University Press.Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (2014). Cidades@.Pernambuco.Lagoa do Carro.Kawaguchi, R.C.C. & Ansarah, M. G dos R. (2015). Em busca da autenticidade dos destinos: o consumo da experiência, p. 308-324. In Panosso Netto, A., & Ansarah,M.G.dos R. (orgs.) Produtos turísticos e novos segmentos de mercado – planejamento, criação e comercialização. Barueri, SP: Manole.Jennings, G. (2010). Tourism research. Milton: John Wiley & Sons Australia.Lagoa do Carro. Prefeitura Municipal. Historico. Lohmann, G. & Panosso Netto, A. (2008). Teoria do Turismo: conceitos, modelos e sistemas. São Paulo: Aleph.Pinho, M.S.M. de (2005). Produtos artesanais e mercado turístico, p. 169-180. In Murta, S.M.,& Albano, C. (org.). Interpretar o patrimônio – um exercício do olhar. Belo Horizonte: Ed. UFMG.Panosso Netto, A. (2013), O que é turismo? São Paulo: Braziliense.Pernambuco. Governo do Estado (2008). Plano estratégico Pernambuco para o mundo.Pernambuco. Governo do Estado (2013). Associação de Tapeceiras de Lagoa do Carro comemora 25 anos com exposição no Bairro do Recife.Pires, M.J.(2002). Lazer e turismo cultural. Barueri, S.P.: Manole.Pozati, F. (2015). Gestão de destinos: como fortalecer a atratividade turística de localidades, p. 91-112. In: Panosso Netto, A. & Ansarah, M.G. dos R. (orgs.). Produtos turísticos e novos segmentos de mercado – planejamento, criação e comercialização. Barueri, SP: Manole.OMT - Organização Mundial do Turismo (2006). Introdução à metodologia da pesquisa em turismo. São Paulo: Rocca.Rodrigues, M. (2005). Preservar e consumir: o patrimônio histórico e o turismo. In: Funari, P. P.  & Pinsky, J. Turismo e patrimônio cultural. São Paulo: Contexto.Ruschamann, D. (2001). Turismo e planejamento sustentável. Campinas, SP: Papirus.Strauss, A. & Corbin, J. (2008). Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. Porto Alegre: Artmed.Swarbrooke, J. (2000). Turismo sustentável – turismo cultural, ecoturismo e ética. São Paulo: Aleph.Yin, R. K. (2013). Case study research: Design and methods. New York: Sage Publications.