Publicações de Turismo
Nova busca:        


Boca A Boca Online No Turismo: Análise Netnográfica de Avaliações No Setor Hoteleiro.
 
     Boca A Boca Online No Turismo: Análise Netnográfica de Avaliações No Setor Hoteleiro.
     
     


Autor(es):
Barbosa de Oliveira da Silva, Maurilio
de Oliveira Arruda, Dyego
Pasquotto Mariani, Milton Augusto


Periódico: Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo

Fonte: REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO; Vol. XV, NO. 1 (2021); 58-80

Palavras-chave:
; Turismo; meios de hospedagem; eWOM; netnografia; Iramuteq.


Resumo: A popularização das mídias sociais representou a oportunidade para que consumidores pudessem exprimir suas opiniões às empresas e outros consumidores. Essas opiniões, positivas ou negativas, são chamadas de eWOM (eletronic word of mouth) ou boca a boca online e são compostas de revisões, comentários e análises de produtos. O presente artigo objetiva analisar os principais atributos valorizados pelos turistas que tenham comentado na página TripAdvisor, acerca de meios de hospedagem visitados na cidade de Bonito-MS, um dos mais relevantes destinos turísticos do centro-oeste brasileiro. Realizou-se uma investigação de abordagem qualitativa, em que princípios da netnografia foram utilizados para coleta e análise de dados, além do uso de web scraping para acessar 1.635 comentários de 2018 do TripAdvisor. Esses comentários foram sistematizados por intermédio do software Iramuteq. Constatou-se que ‘quarto’, ‘café da manhã’, ‘piscina’ e ‘atendimento’ perfazem os atributos mais observados e posteriormente redigidos no site.